7ª Arte

Cine’Dicas: Especial Estudantes

cinedicas
 

Nós, estudantes, precisamos muitas vezes de uma motivação para estudar alguma coisa que achamos aborrecida, fazer um trabalho sobre um tema que não apreciamos, ou até para irmos a uma aula teórica. Este mês é comemorado o dia Internacional do Estudante e, na minha opinião, por muito que nos queixemos, estudar e lutar para sermos alguém é corajoso e devemos valorizar-nos a nós mesmos. Cá vai a motivação para todos nós:

A Beautiful Mind
Um filme de 2001 que retrata a vida do matemático John Forbes Nash (interpretado por Russell Crowe), que luta, diariamente, contra a doença de esquizofrenia que lhe foi diagnosticada. Nem assim desiste de lutar contra as dificuldades do dia a dia e continuar a dedicar-se ao que já lhe deu muito prestígio: a matemática.

 

Freedom Writers
Um filme baseado em factos reais, inspirado em relatos reais do livro “The Freedom Writers Diaries”. Aqui o foco principal é a professora, Erin Gruwell (Hilary Swank), que aceita o desafio de dar aulas a alunos problemáticos e com diferentes crenças sociais e pessoais. A forma como a história se desenrola e a turma começa a tornar-se unida, apesar de tudo o que os diferencia, é mágico e inspirador. Inspirador ao ponto de me questionar se não devia, por vezes, adotar alguma destas técnicas para fazer trabalhos de grupo.

 

Precious
Deixo o aviso de que é um filme que contém cenas que poderão ferir a suscetibilidade de algumas pessoas. Porém, aborda o tema da escolaridade de uma forma muito interessante, e que é a realidade em muitos locais. Precious (Gabourey Sidibe) tem uma vida difícil, mas isso não a faz querer deixar de estudar. E esta força que se vê nela, deixa-me a mim, pessoalmente, bastante sensibilizada para esta questão. Devemos estudar por estarmos motivados para algo e não apenas porque nos obrigam. Sigam este filme como exemplo!

 

The Theory of Everything
Um filme conhecido e reconhecido por todos, e que merece ter destaque. Foi lançado nos cinemas em 2014 e conta a história verídica de Stephen Hawking. O protagonista do papel principal foi Eddie Redmayne e recebeu um Óscar e Globo de Ouro na categoria de “Melhor Ator Principal”. Este filme retrata a vida de Stephen, a quem foi diagnosticada a doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). O seu trágico diagnóstico não o demoveu na sua inspiração e empenho para criar a sua teoria, e é uma inspiradora história de sucesso para todos.

 

Depois de tantos filmes sobre escola, aulas e professores, acredito que a vossa vontade de estudar tenha ficado ainda menor. Mas isso é porque só leram sobre escola, mas, quando realmente virem algum destes filmes, acredito que poderão ter uma perspetiva diferente. O Dia Internacional do Estudante deve ser celebrado de uma forma positiva, e não apenas com recordações de todos os trabalhos que temos para fazer. Afinal, há sempre algo que nos motiva a estudar. Qual é a vossa motivação?

Latest posts by Lyubov Pataliy (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *