Direção: Comecemos pelo início
Aqui estás tu, caro líder. Seja à frente de uma organização, de uma empresa ou da tua própria vida, tens muitos desafios à tua frente. A liderança passa por isso: pela superação destes desafios. E não precisas de ser um chefe ou um diretor para ser um líder. Aliás, muitas vezes, os conceitos não estão sobrepostos.
Até tu, que não estás declaradamente numa posição de liderança, és líder. Com certeza que nenhum de nós quer ser um robot: um simples ser que anda, para, fala, come, dorme e respira por indicação ou ordem de outrem. Está na nossa natureza a afirmação pessoal e a consagração daquilo que faz de nós únicos: aquilo a que estamos habituados a chamar “personalidade”. Tu tens uma; és tu quem decide o que esta personalidade é, e também é a ti que cabe a defesa dessa personalidade.
Mas não é só personalidade que tens: também tens “destino”. Sou um acérrimo crente em que o rumo que a nossa vida toma é sempre determinado por nós. Somos os timoneiros do nosso navio, e a decisão de qualquer ação que tomemos é nossa e só nossa. A grande maioria dos desafios com que nos deparamos cinge-se a uma pergunta: “O que devo fazer?”, ou seja, “Que decisão devo tomar?”. No fundo, é uma decisão que cabe a mais ninguém se não nós. Nós gerimo-nos a nós mesmos, somos os nossos líderes. Tenhamos mais ou menos perfil para isso, a vida não deixa de ser um conjunto de decisões que nós tomamos.
A tua vida cruza-se constantemente com a vida de outros que também estão (lá está) a viver a sua vida. É isto que é a sociedade. E a sociedade depende destas decisões que cada um toma para si e que influenciam os outros. Logo, as decisões que tomam vão, de alguma forma, ter influência no rumo que a sociedade toma. Assim sendo, aquilo que decidires para a tua vida, caro líder, influencia a sociedade. Podes ter na mão o poder de mudar o mundo à tua volta, mesmo que não o queiras.
Sim, és líder. E é para ti que escrevo. Para ser líder, só precisas de uma coisa: querer ter a capacidade para a tomada de decisões, seja em que campo for. Tu és o líder de ti mesmo. Até deves: não queiras que ninguém decida por ti.