Opinião

Direção: Comecemos pelo início

Aqui estás tu, caro líder. Seja à frente de uma organização, de uma empresa ou da tua própria vida, tens muitos desafios à tua frente. A liderança passa por isso: pela superação destes desafios. E não precisas de ser um chefe ou um diretor para ser um líder. Aliás, muitas vezes, os conceitos não estão sobrepostos.

direçao_post-01

Até tu, que não estás declaradamente numa posição de liderança, és líder. Com certeza que nenhum de nós quer ser um robot: um simples ser que anda, para, fala, come, dorme e respira por indicação ou ordem de outrem. Está na nossa natureza a afirmação pessoal e a consagração daquilo que faz de nós únicos: aquilo a que estamos habituados a chamar “personalidade”. Tu tens uma; és tu quem decide o que esta personalidade é, e também é a ti que cabe a defesa dessa personalidade.

Mas não é só personalidade que tens: também tens “destino”. Sou um acérrimo crente em que o rumo que a nossa vida toma é sempre determinado por nós. Somos os timoneiros do nosso navio, e a decisão de qualquer ação que tomemos é nossa e só nossa. A grande maioria dos desafios com que nos deparamos cinge-se a uma pergunta: “O que devo fazer?”, ou seja, “Que decisão devo tomar?”. No fundo, é uma decisão que cabe a mais ninguém se não nós. Nós gerimo-nos a nós mesmos, somos os nossos líderes. Tenhamos mais ou menos perfil para isso, a vida não deixa de ser um conjunto de decisões que nós tomamos.

A tua vida cruza-se constantemente com a vida de outros que também estão (lá está) a viver a sua vida. É isto que é a sociedade. E a sociedade depende destas decisões que cada um toma para si e que influenciam os outros. Logo, as decisões que tomam vão, de alguma forma, ter influência no rumo que a sociedade toma. Assim sendo, aquilo que decidires para a tua vida, caro líder, influencia a sociedade. Podes ter na mão o poder de mudar o mundo à tua volta, mesmo que não o queiras.

Sim, és líder. E é para ti que escrevo. Para ser líder, só precisas de uma coisa: querer ter a capacidade para a tomada de decisões, seja em que campo for. Tu és o líder de ti mesmo. Até deves: não queiras que ninguém decida por ti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *