Moda e Lifestyle

Como ler um mapa astral

Caro leitor, 

Desenvolvi um interesse profundo pela astrologia na minha infância. Ao contrário dos meus amigos, sempre me identifiquei com as características básicas associadas ao meu signo (que é Caranguejo, se alguém estiver curioso). No entanto, questionava-me como é que podia compartilhar o mesmo signo com pessoas que pareciam tão diferentes de mim. Logo comecei a pesquisar sobre o assunto e quando dei por mim já tinha caído na toca do coelho que é a astrologia e já sabia interpretar um mapa astral.

Sempre que o assunto da astrologia surgia nas minhas conversas, eu perguntava entusiasticamente qual era o ascendente ou a lua de cada pessoa. Muitas vezes, recebia respostas vagas, acompanhadas de olhares perdidos, ou então iniciavam discursos sobre como a astrologia é uma idiotice. Se pertences ao segundo grupo de pessoas, só quero dizer que: não estás errado. A astrologia não é de toda uma ciência comprovada, e cada um tem o direito de ter suas opiniões sobre ela. No entanto, é difícil negar a presença de algo mágico na astrologia, seja na sua rica história ou nas curiosas coincidências que envolvem os astros.

O que é o mapa astral?

O mapa astral é como uma fotografia do céu da hora e do local em que alguém nasceu. É um mapa da posição dos astros nesse momento.

Para calcular um mapa astral é necessário ter três informações: a data de nascimento, a hora (incluindo os minutos) e o local de nascimento. Para criar o mapa pode-se optar por um astrólogo profissional ou então fazer online. Há cada vez mais aplicações e websites gratuitas que o permitem fazer, como: cafeastrology.com e astro.com, The Pattern e Co-Star.

Exemplo de um mapa astral
Fonte: Complete Horoscope

Os signos

Há um total de 12 signos, divididos em quatro elementos. Os signos de fogo, Carneiro, Leão e Sagitário, caracterizam-se pela sua energia, criatividade e intensidade. A água representa a fluidez, a intuição e a emoção, sendo estas as características dos signos de água: Caranguejo, Escorpião e Peixes. O elemento terra, que governa os signos Touro, Virgem e Capricórnio, representa a estabilidade, a responsabilidade e a construção e, por fim, o elemento ar, que representa Gémeos, Balança e Aquário representa a curiosidade, a comunicação e a evolução.

O trio principal

O sol, a lua e o ascendente são o trio principal da astrologia porque são os astros que têm mais impacto na configuração da personalidade de um indivíduo. 

O sol representa o ego, a personalidade e a imagem própria de alguém. Por outras palavras, o signo solar representa as características que alguém oferece ao mundo. Por exemplo, se for Gémeos, é provável que tenha um interesse natural na aprendizagem e grande facilidade em comunicar com os outros. Os nativos de Gémeos normalmente iniciam conversas e interessam-se por variados temas o que contribui para o ambiente ao seu redor.

O ascendente representa aquilo que o mundo exige que se seja. Por exemplo, alguém com ascendente em Virgem normalmente desde pequeno sente a necessidade de manter uma certa disciplina e manter uma trajetória mais estruturada

A lua, por sua vez, simboliza a sensibilidade e as emoções de cada indivíduo, refletindo a maneira como cada um sente o mundo. Por exemplo, alguém com Lua em Caranguejo pode ter uma grande disposição para as emoções e conexões emocionais, enquanto alguém com Lua em Aquário pode ter uma inclinação maior para intelectualizar as suas emoções, abordando os sentimentos de uma forma mais racional.

Fonte: Catarina Vozone | Canva

Os planetas

Os restantes planetas e astros são aspetos mais específicos da personalidade de cada um. Tal como na mitologia grega e romana, vénus é o planeta do amor e da beleza. Em astrologia, a posição de vénus mostra como alguém age em relações românticas, que tipo de parceiros atrai e que tipo de parceiro é. Por exemplo, se alguém tiver vénus em Leão é provável que numa relação seja muito demonstrativo e até mesmo dramático. Os diferentes planetas têm diferentes significados.

As casas

Em astrologia, as casas representam as 12 áreas da vida. Cada casa aborda temas específicos, como personalidade (Casa 1), finanças (Casa 2), comunicação (Casa 3), família (Casa 4), criatividade (Casa 5), trabalho (Casa 6), relacionamentos (Casa 7), transformação (Casa 8), expansão (Casa 9), carreira (Casa 10), amizades (Casa 11) e espiritualidade (Casa 12). 

O mapa astral

Aplicando toda a informação anterior dá para analisar o mapa astral de Fernando Pessoa, eterno apaixonado por astrologia.

Fonte: Astro | Casa del Libro

A presença do Sol, Vénus e Neptuno todos na oitava casa, no signo de Gémeos, sugere uma notável afinidade para a comunicação. Este posicionamento revela alguém que domina habilmente o uso das palavras, expressando ideias de maneira envolvente e cativante. Além disso, há uma dedicação séria e concentrada na busca espiritual.

Agora já sabes o básico para analisar um mapa astral! 

Foto de capa: Canva

Artigo revisto por Beatriz Santos

AUTORIA

+ artigos

Uma vida sem arte e literatura seria impensável para Catarina. A aspirante a jornalista vê na ESCS Magazine a oportunidade perfeita para ouvir novas histórias e conhecer diferentes perspetivas. É sonhadora por natureza, mente aberta por convicção, e encontra-se atualmente a fazer de tudo para não acabar num trabalho de escritório.