Atualidade

Coreia do Norte? Os EUA resolvem, mesmo sozinhos

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, não deixou dúvidas: Os EUA estão prontos a atuar sozinhos quanto à ameaça da Coreia do Norte, isto se os aliados asiáticos lhes falharem.

“Se a China não vai resolver a Coreia do Norte, nós vamos”, afirmou Donald Trump ao Financial Times. A grande questão está no arsenal nuclear do país, que os EUA veem como um perigo. Os norte-americanos têm colocado sistemas de defesa na região, mas exigem um maior intervencionismo da potência mais próxima, a China. O governo chinês possui grande influência sob a Coreia do Norte.

O presidente americano não entrou em detalhes, notando que os seus Estados Unidos não “diziam onde iam atacar”, como a anterior administração fazia para o médio-oriente. Reafirmou, no entanto, que era necessária uma decisão que seria “muito boa para a China”, caso apoiasse os EUA, ou “má para todos”, caso não o fizesse.

O presidente chinês, Xi Jinping, visita Donald Trump na próxima quinta e sexta-feira, 6 e 7 de abril, para discutir o problema norte-coreano, as intenções chinesas no Mar do Sul e o comércio com os EUA. A economia é, de resto, o ponto fulcral para Donald Trump, que vê o comércio como o maior incentivo. “Tudo é sobre comércio”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *