Atualidade,  Informação

Costa trabalha em “plataforma de governo”

António Costa, secretário-geral do Partido Socialista, continuou nesta segunda-feira a ronda de reuniões técnicas com os partidos com acento parlamentar. Com o objectivo de encontrar uma solução que permita a formação de um governo, Costa reuniu hoje com o Bloco de Esquerda e com o Pessoas Animais Natureza.

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, afirmou, depois do encontro com Costa, que demorou perto de duas horas, que o “governo de Passos e Portas acabou hoje”, referindo-se assim à possibilidade de um acordo alargado da esquerda assente numa maioria parlamentar. Já o secretário-geral do PS referiu-se a este encontro como “interessante”. Da parte da tarde, Costa rumou à sede do PAN – Pessoas Animais e Natureza, a surpresa das legislativas ao conseguir eleger um deputado, e mostrou-se aberto ao diálogo com todas as forças políticas.

Também o Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu António Costa no Palácio de Belém. O líder socialista pediu ao Presidente da República para dar “tradução política” à vontade da “esmagadora maioria dos portugueses”, pedindo assim uma viabilização de um governo de esquerda (PS+BE+PCP) caso não se chegue a um acordo com o PSD e o CDS-PP.

A Bolsa de Lisboa afundou esta segunda, no pior resultado desde o final de Agosto. O PSI 20 caiu 3.05 pontos – resultado da instabilidade política.

As negociações políticas continuam durante esta semana, depois da notícia de que a coligação Portugal à Frente cedeu a algumas exigências de Costa com vista a uma visualização de um executivo de direita, com Passos Coelho como primeiro-ministro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *