Informação, Informação

Costa trabalha em “plataforma de governo”

António Costa, secretário-geral do Partido Socialista, continuou nesta segunda-feira a ronda de reuniões técnicas com os partidos com acento parlamentar. Com o objectivo de encontrar uma solução que permita a formação de um governo, Costa reuniu hoje com o Bloco de Esquerda e com o Pessoas Animais Natureza.

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, afirmou, depois do encontro com Costa, que demorou perto de duas horas, que o “governo de Passos e Portas acabou hoje”, referindo-se assim à possibilidade de um acordo alargado da esquerda assente numa maioria parlamentar. Já o secretário-geral do PS referiu-se a este encontro como “interessante”. Da parte da tarde, Costa rumou à sede do PAN – Pessoas Animais e Natureza, a surpresa das legislativas ao conseguir eleger um deputado, e mostrou-se aberto ao diálogo com todas as forças políticas.

Também o Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu António Costa no Palácio de Belém. O líder socialista pediu ao Presidente da República para dar “tradução política” à vontade da “esmagadora maioria dos portugueses”, pedindo assim uma viabilização de um governo de esquerda (PS+BE+PCP) caso não se chegue a um acordo com o PSD e o CDS-PP.

A Bolsa de Lisboa afundou esta segunda, no pior resultado desde o final de Agosto. O PSI 20 caiu 3.05 pontos – resultado da instabilidade política.

As negociações políticas continuam durante esta semana, depois da notícia de que a coligação Portugal à Frente cedeu a algumas exigências de Costa com vista a uma visualização de um executivo de direita, com Passos Coelho como primeiro-ministro.

AUTORIA

Vem da terra que tem "vinhos" no nome, mas nunca ganhou o concurso da Miss Vindimas. Nem queria, não fiquem com ideias! Não passa mais tempo na ESCS porque os transportes não lhe permitem, mas, para não ter muitas saudades, faz questão de levar trabalho de casa! Acredita que já suou mais no primeiro ano por causa dos núcleos do que aquilo que espera vir a suar nestes 3 anos por causa do curso de jornalismo. Tem uma paixão pela rádio e pela ESCS, felizmente não têm ciúmes uma da outra!