Made In ESCS

Da Magazine ao Digital, o que mudou?

“Da Magazine ao Digital” celebra o 3.º aniversário da ESCS MAGAZINE e procurou aliar os seus valores às temáticas presentes no núcleo. Uma passagem da versão impressa para a digital, do desconhecimento para a celebração; o que mudou?

O núcleo escsiano foi fundado por Gonçalo Amorim, aluno da licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Social, que, em 2012, se inspirou nas necessidades dos alunos e criou um espaço de aprendizagem para os interessados em explorar o mundo do jornalismo amador.

Na altura, o núcleo desenvolvia e exibia o seu trabalho através de uma versão impressa, onde os esforços monetários e contribuições de patrocinadores concretizavam os esforços e dedicação dos redactores na sua publicação. Apenas foi possível realizar duas versões impressas, o que contribuiu para o “desconhecimento” que pairava sobre o grupo.

Entre obstáculos que contribuíram para o seu crescimento, a ESCS MAGAZINE conseguiu ultrapassar as barreiras económicas e virou-se para o digital, acompanhando as tendências modernas e possibilitando outras experiências aos alunos. Foi então criado o primeiro website, que contava com versões magazine online das edições, tendo sido publicadas duas edições digitais em Abril e Maio, sob a alçada da editora-chefe Raquel Rebelo.

Após o seu lançamento digital, a ESCS MAGAZINE voltou a sofrer problemas de sucessão, mas depressa se reergueu, e foi a 1 Outubro de 2014 que a então Directora-Geral, Sílvia Carapeto, proferiu as seguintes palavras “Hoje é o primeiro dia do resto da vida da ESCS MAGAZINE. Somos aquilo que procuras e estamos relançados para um novo começo”. Este dia marcou a nova etapa da Magazine e o seu novo posicionamento junto dos alunos e públicos-alvo: “somos aquilo que procuras”.

Com uma cara renovada, uma imagem e história retocadas, a Magazine começou a combater o azar que tinha sofrido até então e deu a volta ao apresentar mais espaços de aprendizagem, evolução e espaços onde arriscar. Aproveitando o facto de ser online e por isso estar acessível através de um click, os alunos começaram a perceber o porquê de este núcleo ser a resposta para aquilo que procuravam ao deparar-se com artigos sobre temas aos quais estão habituados e áreas onde podiam desenvolver as suas competências, como o design, redes sociais e domínio web.

Foi então que a Direcção actual decidiu compensar os esforços, dedicação e evolução de todos os seus membros e dos que diariamente acompanham as conquistas do núcleo ao criar o “Da Magazine ao Digital”, onde a analogia do título do evento corresponde à história do núcleo e da edição especial impressa, desenvolvida para que os leitores façam a viagem entre o que estão aqui a ler e completar a sua leitura no website.

No evento, puderam contar com temas como jornalismo digital, social media, design gráfico e de identidade, fotojornalismo, escrita criativa/afectiva, assim como perceber o futuro que está reservado ao jornalismo.

Uma celebração para os seus membros, mas, acima de tudo, uma celebração para a história da ESCS MAGAZINE e de todos os que a acompanha(ra)m.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *