Despite de autocarro na ilha da Madeira mata 29 turistas alemães.
Autocarro caiu por uma ribanceira no Caniço, concelho de Santa Cruz, na Madeira. O acidente provocou 27 feridos, 9 dos quais já tiveram alta hospitalar.
Esta quarta-feira um autocarro de turismo despistou-se no Caniço, no arquipélago da Madeira.
O acidente causou 29 mortes e 27 feridos até à data. Todas as vítimas são de nacionalidade alemã e há 2 portugueses, o motorista e uma guia turística, entre os 27 feridos. Segundo a Protecção Civil da Madeira, entre as 29 vítimas mortais, 18 são mulheres e 11 são homens.
O acidente ocorreu por volta das 18h30, numa curva junto ao cruzamento entre a Estrada da Ponta da Oliveira e a Rua Alberto Teixeira, perto do Hotel Quinta Splendida, quando o autocarro da Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM) caiu por uma ribanceira, capotando e acabando por ser travado por uma casa.
As causas do acidente ainda não foram apuradas. As autoridades apontam uma falha mecânica como uma forte hipótese da origem do acidente. A coordenadora da Comarca da Madeira, Maria de Lurdes Correia, confirmou à Agência Lusa a abertura de um inquérito para descobrir as causas do acidente.
A chanceler alemã, Angela Merkel, manifestou “tristeza e choque” para com o desastre ocorrido na Madeira e “sincera solidariedade com todas as famílias que perderam os seus entes queridos”. Merkel agradeceu ainda “aos serviços de emergência e às autoridades na Madeira pela sua acção célere no terreno”.
Foram também decretados pelo governo três dias de luto nacional pela vítimas deste acidente.
Artigo revisto por Catarina Gramaço