Música,  Secções

É Carnaval: Artistas com Samba no pé

Há uma época que, todos os anos, põe as pessoas a sambar (ou a tentar, pelo menos) – o Carnaval! Celebrado a nível mundial, pretende assinalar, de forma festiva, o início do período de abstinência e jejum. Mas, para os mais novos e nas décadas mais recentes, não é tão conhecido pelas suas características ligadas à religião, mas sim pela diversão, pelas fantasias e pela música!

Apenas de forma introdutória, o Carnaval tornou-se mais conhecido através de Paris (França), mas é no Rio de Janeiro (Brasil) que, nos dias de hoje, ocorre “O maior Carnaval do Mundo” – assinalado pelo Guinness World Records. Foram lá que apareceram as fantasias, os grandes desfiles com carros alegóricos e os cabeçudos e também foi lá que surgiram as músicas mais conhecidas, relacionadas com esta festividade.

Ivete Sangalo é uma das divas que compõe grandes temas relacionados com o Carnaval. É uma artista muito conhecida internacionalmente e tem por hábito atuar no Carnaval do Brasil. Desde 2012 que lança todos os anos um álbum com uma coletânea dos seus temas mais alusivos ao Carnaval. Os que mais se destacam são temas como “Eva”, “Beleza Rara”, “Poeira”, “País Tropical”, “Festa”, “Pererê”, entre outros, igualmente muito animados.

“Festa”


Outra cantora que é igualmente muito conhecida, principalmente no Brasil, e que nos apresenta temas muito característicos do Carnaval é Daniela Mercury. Tal como Ivete Sangalo, está sempre muito presente no Carnaval do Brasil e facilmente internacionalizou a sua música “É Carnaval”, que é nada mais e nada menos sobre o Carnaval. Outros temas dela que são igualmente muito cantados nesta época são “O Canto da Cidade”, “Maimbê Dandá”, “Rapunzel” e “Swing da Cor”.

“É Carnaval”


Para além dos temas destas duas cantoras que definitivamente têm samba no pé, outros também lançaram músicas que são um “must have” nas festas de Carnaval. O tema “Paz, Carnaval, Futebol” pertence à cantora Cláudia Leitte, e é muito conhecido pelos foliões. Apesar de não ser um tema de destaque desta artista, é o ritmo do Carnaval que conduz a letra da música.

“Paz, Carnaval, Futebol”



A banda Cheiro de Amor lançou a música “Vai Sacudir, Vai Abalar” em 1996, mas ainda hoje esta é conhecida pelos amantes do Carnaval. Apesar de outros temas criados em alusão ao Carnaval, este foi o que sempre se destacou aos ouvidos dos carnavalescos.

“Vai Sacudir, Vai Abalar”



É notório que, em destaque, se encontram as músicas brasileiras e muitas das que são tocadas nas festas de Carnaval em Portugal são exatamente de artistas brasileiros. É normal isto acontecer, visto que é no Brasil que se realiza a festa de Carnaval mais conhecida com os maiores desfiles, para além de que o Samba também surgiu no Brasil. Só temos é de celebrar e sambar com eles.

Este ano, o dia de Carnaval está assinalado para 9 de fevereiro, mas as celebrações começam dias antes desta data, com muitos foliões, mascarados, carros alegóricos e acima de tudo, música. Para quem estiver interessado, o Carnaval de Torres Vedras é considerado por muitos “O Carnaval mais Português de Portugal”, por isso não percam e aproveitem para sambar de 5 a 10 de fevereiro, com estas músicas e muitas outras igualmente conhecidas!

Captura de ecrã 2016-02-8, às 02.43.36

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *