Música

El Ritmo Latino

Sou suspeita ao falar deste tema visto que sou uma grande apreciadora de música espanhola. Consigo dividir este estilo musical em duas categorias: músicas mais mexidas e que puxam para a dança, e outras mais sentimentais com mensagens introspetivas.

11081535_941838195826343_510159352_n

Foi o recente e contagiante hit “Bailando” que me fez recordar as músicas espanholas que já passaram pela rádio e outras que ficaram na memória. Tal como todos sabemos, este tema pertence a Enrique Iglesias, que nos surpreendeu, juntamente com Descemer Bueno e Gente da Zona. Lançado em 2014, o ritmo continua presente nas nossas mentes e a fazer furor quando passa nas festas. Foram criadas outras duas versões, uma Portuguesa, que inclui o cantor Mickael Carreira, e outra Brasileira, com Luan Santana. Desde o início da sua carreira, em 1995, que Enrique Iglesias é o artista que lançou mais álbuns latinos. Ainda recordamos alguns dos seus grandes êxitos, tais como “Hero”, “El Perdedor” e “No me digas que no”.

11088153_941838192493010_411615357_o

Certamente que foi buscar o talento e a paixão pela música ao seu pai, Julio Iglesias. Este tem uma lista extensa de músicas e atuações; um cantor de sucesso. “Baila Morena” é um dos seus temas mais conhecidos pelo povo português. Um pouco mais lírico, José Carreras, tem a voz que é considerada a mais bonita que existe. Através da ópera, transmite-nos essa sua força vocal, tal como podemos recordar em algumas das suas composições: “Amigos para siempre” e “Granada”. Luciano Pavarroti e Andrea Bocelli são outros dois artistas com o incrível talento de cantar ópera. Ambos com percursos invejáveis, deixam-nos relembrar “O Sole Mio” e “Com te Partiro”, temas de sua autoria, respetivamente.

11091188_941838175826345_721484283_n

Lembro-me como se fosse ontem de se ouvir por aí a música “Gasolina” (aposto que ocorreu um “ahhh” nas vossas cabeças). Daddy Yankee é o autor deste tema que, certamente, nunca será esquecido. Este reggaeton latino lançou muitos outros hits no mesmo estilo, entre os quais também está presente o “Dale don Dale”. Juan Esteban, mais conhecido por Juanes, é dos cantores latinos que atualmente está mais ativo e, inclusive, lançou um novo single em janeiro, “Juntos”. Porém, todos continuam a associá-lo à sua memorável música “La camisa negra”.

Assemelhando-se a Juanes, Ricky Martin cativa os ouvintes utilizando o mesmo estilo musical e o seu nome continua presente na atualidade. Autor das músicas “Livin la vida loca” e “Maria”, continua o seu percurso com um ritmo sempre animado. Lançou recentemente o seu 10º álbum “A quien quiera escuchar”, mantendo o foco nos seus objetivos enquanto artista. Também num ritmo sempre festivo, Don Omar, “O Rei Espanhol”, já marcou as pessoas com as suas músicas. “Danza Kuduro” é dos seus temas mais conhecidos, não desvalorizando os restantes.

A cantora que mais marca pela música espanhola é a, insubstituível, Shakira. Seja qual for o tema, espanhol ou não, toda a gente sabe identificar que é dela. A artista colombiana é cantora, atriz, bailarina, compositora, apresentadora e muitas outras coisas, através das quais consegue surpreender. De temas da sua autoria, relembramos “La Tortura”, “Loca” e “Waka Waka: Esto es Africa”, entre muitos outros.

Pablo Alboran é especialista em tocar-nos com a sua doce voz. Já lançou grandes êxitos como “Solamente Tu”, “Quien” e “Tanto”. Pessoalmente, é um dos meus cantores favoritos, pela sua subtileza e profundidade nas músicas… é de arrepiar. Cada tema com uma história diferente, com uma mensagem única. A acompanhar a sua especialidade de comover os ouvintes, Alejandro Sanz também preza por temas mais calmos e subtis. “Corazon Partio” e “No me Compares” são dos seus temas mais conhecidos e apreciados. Também criou uma versão de “Não me Compares” em dueto com Ivete Sangalo, que resultou muito bem.

Paulina Rubio apresenta-nos temas latinos divertidos, como “I yo sigo aqui”, e temas mais reflexivos, como “Ni una sola palabra”. É uma jovem cantora em ascensão que continua presente com os seus temas mais recentes. Nelly Furtado recorda-nos a sua música “Manos al Aire”, uma das suas mais conhecidas em espanhol.

11072555_941838162493013_386046022_n

Outros artistas são recordados, não tanto por todo o seu percurso, mas especificamente por um ou outro tema. Este é o caso de Gino Dal Nero que tem em sua autoria a música “Una Stella”, sendo que as restantes não tiveram o mesmo impacto. Chino & Nacho produzem músicas com um ritmo mais mexido, como é o caso de “Ninã Bonita”, a música mais ouvida da dupla. Juan Luis Guerra lançou inúmeras músicas, porém uma das mais conhecidas é “Cuando me Enamoro”, que canta em dueto com Enrique Iglesias. Cali Y El Dandee são um grupo conhecido com músicas num género pop. Apresentam “Yo te Esperaré”, uma música num registo mais romântico e com uma parte instrumental muito bonita, é a mais ouvida do grupo.

11128854_941838209159675_2029273303_n

Calle 13 (“Rua 13” em Português) é um trio que compõe temas em vários estilos musicais, abordando nas suas letras assuntos sobre a América Latina. O grupo já foi vencedor de 19 Grammys Latinos e 2 Grammys. Com uma carreira que construíram desde 2004, o trio destaca-se pela diferença nos seus temas, mas que não deixa de intrigar pelas verdades e certezas que vão transmitindo ao longo das músicas. A música que está mais relacionada com o tema da América Latina é “Latinoamérica”, que muito diretamente apresenta este povo.

A vertente latina apresenta, como se pôde ver, uma diversidade que nem todos conhecíamos. Por de trás de cada país e cada cultura descobrimos sempre coisas novas e interessantes. Gostava que apostassem mais neste estilo musical, parece estar em “desuso”, mas isso não impede de irmos recordando artistas que, em tempos, fizeram soar as suas músicas nas nossas cabeças diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *