Moda e Lifestyle

Um dia na cozinha: Espanha

Bem-vindo à minha cozinha. Hoje proponho-lhe uma viagem pelos sabores de Espanha. 

Partilhando uma mesma Península e muitas tradições, os portugueses e os espanhóis têm uma gastronomia muito semelhante. Destaca-se, por exemplo, a exaltação do azeite, a múltipla utilização do tomate e da cebola e o entusiasmo pelo alho e pelo presunto. A cozinha espanhola é uma das cozinhas mais importantes e valorizadas de todo o mundo. Usufrui de receitas com centenas de anos que defendem a utilização de produtos frescos, locais e de qualidade. Para lhe despertar os sentidos e aguçar o apetite, decidi apresentar 4 belíssimas refeições, verdadeiramente espanholas, capazes de o levar por uma viagem de aromas e paladares.

1. Pequeno-almoço

Começamos pelo pequeno-almoço. Conforme cada canto do mundo, existem diferentes ingredientes que compõem a refeição mais importante do dia. Em Espanha, a combinação mais típica é, sem dúvida, torrada com tomate triturado.

 

Fotografia cedida por Madalena Abrantes

Torradas com tomate triturado

Ingredientes:

– 2 fatias de pão;

– 1 tomate;

– Azeite;

– Orégãos;

– Sal q.b.;

– Presunto (opcional);

Preparação:

Triture com a varinha mágica o tomate. Assim que ficar uma espécie de papa, adicione um fio de azeite, sal e orégãos. Coloque as fatias de pão na torradeira. Por fim, espalhe o preparado pelas torradas. Para acompanhar, acrescente umas fatias de presunto. A título de bebida, sugiro simplesmente um café com leite. Esta é a combinação espanhola mais típica.

Saboreie este pequeno-almoço!

2. Almoço

Para este mês, sugiro que se aventure num clássico com sabor a Espanha. Partilho agora os meus segredos de uma deliciosa paella: uma excelente ideia para um almoço extraordinariamente saboroso.

Fotografia cedida por Madalena Abrantes

Paelha (4 pessoas)

Ingredientes:

– Arroz (330 g);

– 2 peitos de frango;

– 100 g de lombo de porco;

– 6 salsichas;

– 250 g de mexilhões com concha;

– 200 g de lulas;

– 200 g de ervilhas;

– 8 camarões grandes;

– 1 pimento vermelho;

– 2 tomates;

– 4 dentes de alho;

– 1 cebola;

– Salsa q.b.;

– Azeite q.b.;

– Caldo de marisco q.b.;

– Sal, pimenta e açafrão q.b.;

– Sumo de limão e vinho branco q.b.;

Preparação:

Comece por colocar numa taça os peitos de frango, o lombo de porco e as lulas. Tempere com sal, pimenta e o sumo de limão. Num tacho coloque um fio de azeite e frite tudo. Retire as carnes e as lulas e adicione os alhos e a cebola picados. Assim que estiver douradinho, junte o pimento cortado em tiras e os dois tomates cortados em cubos. Entretanto, ferva 1 litro de água. Refresque o refugado com o vinho branco. Adicione as ervilhas e as salsichas cortadas em rodelas. Junte as carnes e as lulas já fritas. Envolva tudo. Adicione o arroz, o açafrão e o caldo de marisco. Regue com a água, mexa e aguarde cerca de 10 minutos. A 5 minutos do fim, acrescente o camarão, o mexilhão, mais algumas tiras de pimento e a salsa.

Bom apetite!

3. Lanche

Espanha rima também com tortilha. Proponho-lhe, então, que experimente uma combinação luso-espanhola. A receita deste lanche é simples e pode sempre servir de base para outras mais variadas. Para isto, bastará que se acrescente à tortilha qualquer um destes ingredientes: tomate, queijo, frango ou presunto. 

Fotografia cedida por Madalena Abrantes

Tortilha (4 pessoas) 

Ingredientes:

– 2 cebolas;

– 2 dentes de alho;

– 6 ovos;

– 3 batatas;

– Azeite q.b.;

– Sal e pimenta q.b.;

– óleo;

Preparação: 

Comece por descascar as batatas em rodelas grossas. Frite em óleo, não demasiado quente para que fiquem meio cozidas, meio fritas. Escorra e tempere com sal e pimenta. Numa frigideira grande coloque o azeite, a cebola e os alhos. Quando a cebola estiver dourada, junte ao refogado as batatas e mexa para misturar bem. Transfira a mistura para uma taça e adicione os ovos batidos, sal e pimenta. Coloque tudo na frigideira e deixe cozinhar, mexendo ligeiramente até os ovos se prenderem. Assim que isto acontecer, vire a tortilha com cuidado e tape a frigideira, deixando cozinhar por mais cinco minutos. Sirva com pimentos vermelhos ou presunto. 

4. Jantar

Para um jantar saborosíssimo, trago-lhe uma sopa considerada um dos ícones da gastronomia espanhola. Para terminar, apresento uma bruschetta de presunto igualmente bonita e prática.

Fotografia cedida por Madalena Abrantes

Sopa de Gaspacho

Ingredientes:

– 6 tomates maduros

– 1 pepino;

– 1 pimento verde pequeno;

– 1 dente de alho;

– 1 litro de água;

– Azeite q.b.;

– Sal q.b.;

– 1 colher de sopa de vinagre;

– Pão tostado;

Preparação:

Descasque os tomates e tire as sementes dos mesmos. Coloque num liquidificador e misture com o pimento, com o pepino e com o alho. Triture e adicione um fio de azeite e o sal. Junte a água e a colher de vinagre. Depois de triturar novamente, coloque no frigorífico. Corte duas rodelas de pepino em cubos pequenos, bem como o pão torrado. Deite o gaspacho num prato fundo. Adicione o pepino aos quadrados e o pão. Decore com umas folhas de manjericão. Se gostar, pode fritar camarões e adicioná-los no fim.

Fotografia cedida por Madalena Abrantes

Bruschetta de presunto (2 pessoas)

Ingredientes:

– 1 cebola;

– 1 dente de alho;

– Azeite q.b.;

– Sal, pimenta, alho em pó, orégãos q.b.;

– Vinho branco q.b.;

– 2 tomates;

– 2 colheres de sopa de polpa de tomate;

– 2 fatias de pão;

– Presunto;

– 2 ovos;

Preparação:

Comece pelo molho de tomate. Coloque num tacho um fio de azeite e pique a cebola e o dente de alho para dentro do mesmo. Deixe alourar durante 5 minutos. Adicione o sal, os orégãos, a pimenta e o alho em pó. De seguida, corte os tomates aos quadradinhos e junte ao preparado. Acrescente as colheres de polpa de tomate e o vinho branco. Deixe refogar durante 10 minutos. Toste no forno as fatias de pão regadas com um fio de azeite. Enquanto o pão está a tostar, é necessário escalfar os ovos em água a ferver. Divida o preparado de tomate pelas duas fatias de pão. Disponha por cima o presunto e os ovos escalfados. Polvilhe com sal, pimenta, orégãos e um fio de azeite.

Buen provecho!

Todos os meses, com os meus artigos, deixe o seu paladar viajar pelo mundo!

Imagem de capa: MYGUIDE Comunidade

Artigo revisto por Inês Pinto

Avatar

Madalena Abrantes, 18 anos e aspirante a jornalista. É comunicadora de vocação, bailarina de coração e feliz de corpo inteiro. Entre a dança, os seus interesses de culinária, a moda e a solidariedade parece que caminha num projeto de equilibrismo. Mas, a sua grande paixão? Viajar. A sua maior conquista é viver a fazer aquilo de que gosta! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *