Estas receitas do TikTok são tão fáceis que se tornaram virais

Antes de começar, deixo-te um aviso: se não tens TikTok, cria um. Para mim, é o Vine 2.0, que chegou para alegrar o nosso confinamento. O tempo passa mais depressa quando estamos a ver TikToks. Repleto de mentes criativas, há todo um novo segmento na aplicação: as receitas. Os vídeos têm, no máximo, um minuto, pelo que têm de ser receitas relativamente rápidas ou, pelo menos, muito bem explicadas. Sendo que os jovens estão lá em peso, a maior parte das receitas são divulgadas mesmo pela sua facilidade. Ensinam-te como podes cozinhar sujando a menor quantidade de loiça possível, ingredientes que provavelmente tens em casa e, muitas das vezes, o micro-ondas. Fui investigar e reuni algumas das receitas que estão a ter mais saída na app. Experimenta! (Ps. As fotografias não fazem, de todo, justiça, pelo que recomendo que vejam os TikToks).

  • Bolo de Oreo em caneca

Fonte: https://vm.tiktok.com/3mr8J4/

De bolos em caneca já tínhamos ouvido falar, mas bolo de oreo em caneca? Esta é nova. Para fazer esta receita, precisam apenas de umas quantas oreos, uma caneca, menos de metade da caneca de leite, um garfo e um micro-ondas. A ideia é colocarem oreos numa caneca, despejarem um pouco de leite por cima delas, para as amolecer, tentarem desfazê-las com o garfo até ficar meio líquido e, no final, colocar durante cerca de um minuto no micro-ondas. É um snack desenrascado e bastante imaginativo! Vê o vídeo para teres a certeza de que não falhas nenhum passo: https://vm.tiktok.com/3mr8J4/.

  • Whipped Coffe Latte

Fonte: https://vm.tiktok.com/3mX427/

Esta receita é útil agora e sempre. Hoje em dia, com o confinamento, não podemos simplesmente ir ao Starbucks e afins gastar um rim num café com leite. Aparentemente, o TikTok descobriu a fórmula mágica para termos o mesmo sabor, mas a um preço reduzido. Para tal, precisamos de duas colheres de sopa de café instantâneo, de açúcar e de água quente. Misturamos tudo numa tigela com uma varinha mágica, batedeira ou … durante um/dois minutos até ficar como está no vídeo (https://vm.tiktok.com/3mX427/). Depois, é só encher um copo com leite a gosto (e gelo, se quiserem), colocar o preparado de café no topo, mexer e degustar!

  • Sandes de ovo, queijo e bacon

Fonte: https://www.tiktok.com/@2aussie/video/6787915808015240453

Sandes de ovo qualquer um faz, mas os TikTokers andam malucos com esta. Tens mesmo de ver o vídeo para perceberes do que estou a falar. Para replicares, basta misturares três ovos numa tigela e colocá-los numa frigideira já aquecida. De seguida, metes duas fatias de pão (de preferência com pão fatiado) lado a lado. Quando a parte de baixo do ovo estiver cozinhada, viras tudo em conjunto. Agora que o ovo está na parte de cima, colocas duas fatias de queijo, de bacon e fechas as “abas” do ovo. Viras mais uma vez o pão e já tens a tua sandes. É difícil de explicar, por isso: https://www.tiktok.com/@2aussie/video/6787915808015240453.

  • Cookies de manteiga de amendoim com pepitas de chocolate

Fonte: https://www.tiktok.com/@everydaychiffon/video/6807959740669316358

Um lanche melhor que bolachas caseiras? Parece-me difícil de arranjar. Passemos ao que interessa: 130 gramas de açúcar amarelo e de manteiga de amendoim, um ovo, uma colher de café de fermento em pó, 50 gramas de pepitas de chocolate. Todos estes ingredientes maravilhosos numa tigela. Depois de bem misturados, só têm de formar 12 bolachinhas num tabuleiro para ir ao forno pré-aquecido a 180º durante 8 a 10 minutos.

  • Bolo de chocolate em caneca

Fonte: https://www.tiktok.com/@schmemilyh/video/6807097765823335685

Acho que, neste ponto do confinamento, todos nós já experimentámos fazer bolo de chocolate em caneca. Coloquei aqui esta receita, pois pareceu-me algo que não poderia faltar, e também porque ficou com um aspeto delicioso. Para fazerem o vosso próprio bolo, deitem o seguinte para uma caneca: 50 gramas de açúcar e de farinha, duas colheres de sopa de cacau, uma colher de café de fermento em pó e de sal, três colheres de sopa de leite e duas de óleo vegetal, e uma pitada de aroma a baunilha. Mexam com um garfo e levem ao micro-ondas durante um minuto e 45 segundos! Se quiserem um spoiler de como fica, carreguem no link: https://www.tiktok.com/@schmemilyh/video/6807097765823335685.

  • Cereais de panquecas

Fonte: https://vm.tiktok.com/3W6qDR/

Destes não encontram vocês à venda no supermercado. Para quem gosta de umas belas panquecas (quem não?), é uma nova forma de as comer. A técnica é quase a mesma: com o preparado das panquecas (deduzo que cada um tenha a sua receita), em vez de deitarem para uma frigideira antiaderente com o objetivo de fazer aqueles círculos grandes, deitem apenas pingas que formem bolinhas pequenas. Virem quando estiverem prontas e, depois, é só colocar numa tigela. Podem comê-las com leite, mesmo como se fossem cereais, ou até regá-las com xarope (como no vídeo https://vm.tiktok.com/3W6qDR/) – fica ao vosso critério.

  • Banana Bread

Fonte: https://www.tiktok.com/@jessiesayhey/video/6797897494215855366

            Este banana bread, iguaria muito famosa na América, é, segundo a TikToker, perfeito para estudantes universitários. O ingrediente principal é uma banana madura – que é colocada numa caneca e esmagada com um garfo. Derretem uma colher de sopa de manteiga e despejam-na nessa caneca, em conjunto com um ovo. Adicionam ainda três colheres de sopa de farinha, meia colher de chá de fermento em pó, duas colheres de sopa de açúcar, uma pitada de aroma de baunilha e outra de leite. Misturam tudo bem e colocam durante três minutos no micro-ondas. O topping é à vossa escolha! Se quiserem inspirar-se: https://www.tiktok.com/@jessiesayhey/video/6797897494215855366.

  • Mac n’ Cheese

Fonte: https://www.tiktok.com/@jake.rottina/video/6813433303455010054

A receita do famoso macarrão com queijo que estamos fartos de ver nos filmes chega finalmente à nossa casa. Neste caso, é servido numa caneca e a sua feitura, aparentemente, toma apenas 5 minutos. A ideia é encher metade da caneca com a massa que escolhermos (por norma, usam cotovelos) e cobri-la com água quente – só até ao final da massa. Depois de uma pitada de sal, vai para o micro-ondas durante 2 a 3 minutos. Quando a massa estiver pronta, mexermos um pouco e deitamos para lá três colheres de sopa de leite. Como não poderia faltar, queijo ralado! O tipo de queijo é à nossa escolha. No vídeo, usaram cheddar e suíço. Voltamos a mexer e a colocar a caneca no micro-ondas, desta vez durante 30 segundos – ou mais, se o queijo ainda não tiver derretido. Certifiquem-se de que usam uma caneca grande para não transbordar! Este é o aspeto pretendido: https://www.tiktok.com/@jake.rottina/video/6813433303455010054.

Revisão: Carolina Cacito

Foto de capa- fonte: eater.com

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

SNS e o suicídio

Não saber que o Sistema Nacional de Saúde é lento é como não saber que data é 1143: é sinal de que não se é

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *