Atualidade,  Informação

Este fim-de-semana a Dinamarca salta mais alto

Os ginastas das modalidades Trampolins e Tumbling terão, nos próximos dias, os olhos colocados em Odense, Dinamarca, local onde decorre o Campeonato do Mundo.

Realiza-se entre 26 e 29 de novembro. A seleção nacional portuguesa não podia faltar: composta por 16 atletas da modalidade de Trampolins e 2 atletas da modalidade de Tumbling estará, juntamente com treinadores e fisioterapeutas, em Odense, com vários objetivos, entre eles obter o título de campeão mundial.

É um campeonato que reúne mais de 344 ginastas, 202 homens e 142 mulheres, de mais de 40 países diferentes. São avaliadas categorias como Trampolim Individual, Trampolim Sincronizado, Duplo Minitrampolim e Tumbling.

ritagil

Trampolim é uma disciplina olímpica e consiste na realização de duas séries de dez elementos gímnicos. Na primeira série, o ginasta é avaliado pela beleza e execução técnica dos seus saltos; na segunda série, a avaliação é focada na dificuldade e na execução dos mesmos. Quanto à categoria de duplo minitrampolim, os ginastas são avaliados também em duas séries, mas em cada uma delas executam apenas dois saltos onde é tida em conta a dificuldade e a execução técnica. O espetáculo da categoria de Trampolim Sincronizado consiste na performance de dois atletas, que realizam uma mesma série exatamente ao mesmo tempo, em trampolins diferentes, lado a lado. Por fim, a categoria de Tumbling compreende a execução de séries de 8 elementos, realizados com alguma rapidez, ao longo de uma pista de 25 metros.

É um campeonato utilizado também para selecionar os representantes, tanto femininos, como masculinos, de cada país, para os Jogos Olímpicos. Infelizmente, apenas a modalidade de Trampolim é uma disciplina olímpica, mas para as restantes categorias não olímpicas o campeonato de Odense é a única oportunidade de qualificação para o The World Games 2017, que se irá realizar na Polónia. Uma competição que ocorre de quatro em quatro anos para as disciplinas não olímpicas.

Os resultados do primeiro dia deste campeonato são sorridentes para alguns atletas portugueses, nomeadamente da categoria de Trampolim Individual. É o caso de Ana Rente, que na categoria feminina conquistou o 15º lugar; Diogo Abreu e Diogo Ganchinho, ginastas que, na categoria masculina, se apuraram para as semifinais, respetivamente em 15º e 20º lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *