Moda

Filmes e séries de Moda que não queres perder

Não precisas de ser um fanático de Moda para veres as séries e os filmes que se seguem. Apenas precisas de manter a mente crítica e livre porque a indústria da moda tem muito a dizer sobre a nossa sociedade, tanto sobre a mais antiga como sobre a mais moderna. Sendo assim, apresento neste artigo três filmes e três séries para ver sobre os diferentes tipos de moda.

Filmes

1. Confessions of a shopaholic

Duração: 1h e 45 minutos

Lançamento: 2009

Género: Comédia/ Romance

Fonte: Portal Cinema

O filme passa-se em Nova Iorque e mostra a trajetória da icónica jornalista Becky Bloom e a sua persistência para conseguir o emprego dos sonhos: trabalhar como colunista de uma empresa de moda. Desde a sua infância que era apaixonada pelo universo fashion, mas acabou a trabalhar numa revista falida, na coluna de jardinagem. A reviravolta na vida de Becky dá-se quando ela consegue uma entrevista para trabalhar numa revista de moda de renome, mas, ao chegar lá, descobre que a vaga já havia sido preenchida. Tentando permanecer próxima do seu sonho, Becky consegue um emprego numa revista de finanças, do mesmo grupo editorial. Ela não estava era à espera de que esse emprego mudasse a sua vida por completo!

Este filme quer chamar a atenção para uma problemática muito real na sociedade em que vivemos; isto é, cada vez mais o marketing sedutor e os diversos meios de divulgação procuram “encantar” os consumidores.

2. Barbie: A fashion fairytaile

Duração: 1h e 19 minutos

Lançamento: 2010

Fonte: Pinterest

Género: Infantil/ Animação

Neste filme infantil, Barbie e o seu cão Sequin voam para Paris para visitar a fantástica casa de moda da tia, que, para sua grande surpresa, vai ser encerrada para sempre. Depois de encontrar três Flairies encantadas (fadas da moda) com poderes mágicos brilhantes, Barbie surge com uma ideia para salvar o negócio. Ela chega a inspirar Alice, uma tímida estilista de moda, e juntas criam uma deslumbrante passagem de modelos. 

A Barbie, com este filme, mostra-nos que a magia acontece quando acreditas em ti mesma. Contribui para o reforço da auto-estima e da construção da imagem pessoal.

3. Papicha

Duração: 1h e 48 minutos

Lançamento: 2019

Género: Drama/ Ficção

Fonte: Pinterest

O filme Papicha tem lugar na Argélia, na segunda metade dos anos 90, quando o país experimentava já há muitos anos, diariamente, as agruras de uma guerra civil. A opressão recai mais pesadamente sobre as mulheres que, coagidas pelos fundamentalistas religiosos, se cobriam com os famigerados hijabs – os véus islâmicos que escondem o cabelo e deixam à mostra apenas o rosto. Nedjma, uma universitária apaixonada por moda que se vira a comercializar vestidos e outras peças, está contra tudo isso. Assim sendo e em forma de protesto, ela arrisca a própria vida para organizar um desfile de moda.

Através deste filme, é possível perceber o modo como as mulheres são tratadas e o facto de a Argélia ainda não ter esquecido os traumas daquela década.

Séries

1. Next in Fashion

Duração: 1 temporada, com 10 episódios

Lançamento: 2020

Género: Reality de televisão

Fonte: Netflix

Next in Fashion é um reality show da Netflix e uma série de competição de Design, apresentada por Tan France e Alexa Chung, uma inglesa que já trabalhou com Stella McCartney e um designer que já criou peças para Beyoncé. Nesta série, 18 designers experientes e de diversas realidades são desafiados a provar que podem ser o próximo fenómeno na indústria da moda. Em cada episódio há um novo desafio e poderás acompanhar o processo criativo dos concorrentes – desde a raíz ao produto final: o desfile. Em jogo estão um prémio de 250 mil dólares e a oportunidade de vender uma coleção no e-commerce Net-a-porter. Entre os júris estão grandes nomes da indústria da moda, como a responsável de parcerias de moda no Instagram, Eva Chen, e os designers Phillip Lim e Tommy Hilfiger.

2. No time for shame

Duração: 1 temporada, com 6 episódios

Lançamento: 2019

Género: Reality de televisão

No Time for Shame é uma “docu-série” que segue a vida do designer argentino Santiago Artemis. Ao longo de seis episódios não verás apenas, em primeira mão, o funcionamento do negócio e a criatividade que o designer canaliza, mas também a sua vida amorosa, o seu estado de saúde e as suas amizades. Com o seu estilo vívido e altamente afeminado e com a sua extravagância criativa, o designer impõe o seu toque delirante no mundo da moda. Quando não está a criar novas coleções sazonais para a passarela, está a criar peças personalizadas para celebridades como a Xuxa Meneghel. 

3. Velvet

Duração: 4 temporadas, com 55 episódios no total

Lançamento: 2014

Género: Drama

A série desenvolve-se em Espanha, nos anos 50 e 60, mais precisamente na cidade de Madrid, numa loja de moda de prestígio. O enredo gira em torno de uma comovente história de amor vivida entre o herdeiro da loja, Alberto Marques (Miguel Angel Silvestre) e a costureira de grande talento Ana Rivera (Paula Echeverria).

Ao assitir à série, vivemos de forma intensa a época do auge da alta costura, sendo possível fazer uma agradável viagem por esse incrível universo de glamour, além de compartilhar pitadas inteligentes de ganância, drama e amor. 

Agora sim: prepara umas pipocas ou algo do teu agrado e diverte-te a ver estes seis filmes e séries sobre um tema que nos encanta a quase todos!

Foto de capa: Digit

Artigo revisto por Miguel Tomás

AUTORIA

+ artigos

A Mariana dança desde que se lembra, já dançou Ballet e neste momento dança contemporâneo. Inscreveu-se na secção de Música da ESCS Magazine, por adorar dançar e cantar (não o faz tão bem quanto dança). Ela adora ouvir música, todos os momentos servem para ouvir música e para cada ocasião tem uma playlist diferente. A Mari sente que na nesta secção pode expressar o seu amor com a música e a alegria que sente ao ouvi-la, visto que ela está sempre cheia de alegria.

Está no primeiro ano de licenciatura em jornalismo.