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Fórmula E: O futuro do desporto motorizado

ABB FIA Formula E World Championship, mais conhecida como Fórmula E, é a primeira competição internacional de desporto motorizado de monolugar 100% elétrico. 

A Fórmula E tem como objetivo promover a mobilidade sustentável para combater a poluição atmosférica urbana e diminuir os efeitos das alterações climáticas, como as emissões de carbono.

Atualmente com 11 equipas e 22 pilotos, incluindo um português, esta competição tem vindo a ganhar uma maior audiência, especialmente com os fãs preocupados com o ambiente.

História

Foi Jean Todt, presidente da Fédération Internationale de I’Automobile, junto de Alejandro Agag, atual cabeça principal da Fórmula E, quem apresentou o projeto de uma competição de monolugares elétricos durante um jantar, em Paris, no dia 3 de março de 2011. 

Fórmula E estreou-se em setembro de 2014 no Olympic Park, em Pequim, na China. Desde a época 2020/2021 começou a fazer parte da FIA World Championship, sendo a primeira série de monolugar, fora da Fórmula 1, a receber o status de campeão mundial.

O primeiro campeão de Fórmula E foi o piloto brasileiro Nelson Piquet Jr., filho do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, com a equipa NEXTEV TCR Formula E Team.

ePrix – Grande Prémio de Fórmula E

O formato desta modalidade é parecido com os fins de semana de F1: é constituído por dois treinos livres, a qualificação e corrida. 

Ao longo do calendário existem as jornadas duplas (duas corridas no mesmo fim de semana). Isto resulta num treino livre e numa qualificação adicionais.

O sistema de pontos também não difere muito. Os dez primeiros pilotos recebem pontuações iguais às da Fórmula 1: o 1.º lugar recebe 25 pontos, prosseguindo até ao 10.º lugar, que recebe 1 ponto.

 Três pontos adicionais também são assegurados a partir da Julius Pole Position e a TAG Heuer Fastest Lap, que é a volta mais rápida da corrida. Também concede 1 ponto para o campeonato se o piloto em questão terminar dentro do Top 10.

De Portugal para o Mundo

António Félix da Costa, piloto português de 33 anos, compete na Fórmula E desde a primeira temporada e já conta com 129 corridas, 25 pódios, 8 pole positions, 12 vitórias e 1 campeonato mundial, na temporada de 2020/2021, com a equipa Ds Techeetah. Atualmente compete pela equipa Tag Heuer Porsche Formula E Team, ao lado do ex-piloto de Fórmula 1, Pascal Wehrlein, campeão da décima temporada.

Fonte: DAZN News

Temporada 11

A Temporada 2024/2025 já teve o seu pontapé de saída em São Paulo, no Brasil, no primeiro fim de semana de dezembro. 

Mitch Evans foi o piloto que saiu vitorioso em solo brasileiro: o piloto da Jaguar TCS Racing qualificou-se em último lugar e dominou a corrida do início ao fim.

O português Félix da Costa partiu do 5.º lugar para terminar em 2.º lugar, com o ponto bónus da volta mais rápida. O seu colega de equipa Pascal Wehrlein foi o homem da Pole, mas não terminou a corrida devido a um acidente aparatoso. Taylor Bernard, a fechar o pódio, foi a surpresa do fim de semana. O piloto da McLaren, de apenas 20 anos, deixou a sua marca como sendo o piloto mais jovem a subir ao pódio na Fórmula E. Barnard está a fazer a sua estreia como rookie na série elétrica e destaca-se como um piloto forte, consistente e um possível candidato ao título.

Fonte: Pulselive

Fonte da capa: Motorbiscuit

Artigo revisto por Mariana Ranha

AUTORIA

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A Madalena desde pequena está rodeada pelo desporto. Está no primeiro ano da licenciatura de Publicidade e Marketing e o seu maior sonho é trabalhar no desporto motorizado, especialmente na Fórmula 1. A Madalena é aquele tipo de pessoa que nunca se cala quando alguém começa a falar sobre desporto, pode falar por horas e nunca se cansa. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade para dar mais um passo à frente para conquistar o seu sonho.