Gostas de oferecer livros no Natal? Aqui tens quatro sugestões para o fazer
Apresento-te quatro sugestões de livros para ofereceres no Natal. Uns mais recentes, outros mais antigos, uns mais românticos, outros mais misteriosos… O que importa é que cada um transmite uma forte mensagem, proporcionando lições e aprendizagens gratificantes num Natal 2023, bem como conhecimentos para levar para 2024 e por diante.
Gótico Mexicano, de Sílvia Moreno-Garcia
Numa atmosfera misteriosa, gótica e imersiva, nasce a história da jovem Noemí, passada no México nos anos 50, que já apaixonou milhares de leitores e foi galardoada com alguns prémios.
A rotina da jovem Noemí muda quando recebe em casa uma carta da prima Catalina com um pedido desesperado de socorro. Catalina acreditava que corria perigo na mansão em High Place, à qual estava confinada depois de recém-casada, pressentindo que o marido a está a tentar envenenar. Assim, Noemí faz as malas e parte para a mansão intimidante e assombrada para desvendar todo o mistério por detrás do marido da prima.
Além das aventuras e peripécias que Noemí enfrentará, o livro aborda temáticas como o combate às influências infestas do patriarcado, o luto, a violência contra as mulheres, o racismo e a xenofobia. Esta obra tem todos os elementos para que queiramos acompanhar Noemí, uma personagem cativante, na sua aventura intensa, sombria, glamorosa e, sobretudo, imersiva.
Sugiro este livro para quem quer oferecer uma obra lançada recentemente e que tem vindo a angariar cada vez mais fãs. O suspense cruzar-se-á com a ambiência mexicana dos anos 50. Dado o sucesso, esta história já está a ser adaptada para uma série.
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado
Apesar de classificado como um livro infanto-juvenil, considero este pequeno livro adequado para qualquer idade, pois transmite uma mensagem muito ternurenta e forte a qualquer um, claro que com um impacto diferente de idade para idade.
Nesta fábula é retratado o amor proibido entre uma andorinha e um gato, algo que jamais seria pensado. Pelas ruas de um jardim, vive o Gato Malhado, rabugento e solitário. Com a chegada da primavera, surge a Andorinha Sinhá, que se torna a única que simpatiza com ele. Inesperadamente, cresce uma paixão entre ambos. Deverá o amor ter fronteiras? Devendo ou não, o amor entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é desaprovado por todos.
Recomendo este livro como uma oferta para todas as idades e para quem quer partilhar a história encantadora de amor entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, relembrando que o sentimento de amor floresce sem qualquer fronteira, mas que a concretização deste nem sempre é aceite, levando à tristeza de amores impossíveis. Com belíssimas ilustrações, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” oferece uma mensagem comovente de um amor inverosímil, que também acontece entre certas pessoas, cujos amores não são aceites, nem possíveis.
O Sol e as suas Flores, de Rupi Kaur
Para quem aprecia poesia, recomendo O Sol e as Flores, de Rupi Kaur. Este livro contém diversos poemas que contam a história do ciclo que vai desde a dor, ao abandono e à depressão, até honrarmos as raízes, recuperarmos e renascermos. Em todas as flores, as pétalas caem, mas voltam a florir belas e encantadoras, tal como nós, humanos, passamos por mudanças que levam ao cair das nossas pétalas, mas que se transforma numa fase de recuperação e posterior florir grandioso. Assim, em cinco capítulos – murchar, cair, criar raízes, crescer e florir – aprende-se a fascinante lição lírica sobre as relações humanas, mudanças, crescimentos e aprendizagens, nas quais as raízes são de extrema importância para a construção da nossa personalidade.
Oferece este livro a alguém que adora poesia e que se encontra numa fase introspectiva e de autoconhecimento, acompanhando Rupi Kaur em reflexões sobre a vida e a própria jornada interior.
O Natal de Poirot, de Agatha Christie
Para aqueles que se entusiasmam com desvendar mistérios, sugiro mais um misterioso enredo de Agatha Christie, O Natal de Poirot.
Na véspera de Natal – que se espera alegre e brilhante – a família Lee é atormentada com um assassinato na sua casa. No meio de um ambiente natalício, ouve-se um estrondo e um grito de aflição – o pai da família, Simeon Lee, está morto no chão com um corte na garganta. Hercule Poirot entra, então, em ação para desvendar o mistério por detrás do homicídio. Num local onde o luto deveria ser a forma de estar, Poirot apercebe-se de que Simeon Lee não era extremamente adorado pelos seus familiares, levantando-se diversas suspeitas.
Mais uma vez, os métodos de investigação de Poirot apaixonam qualquer leitor, não sendo possível sair debaixo da manta até chegar à última página. Este livro é, sem dúvida, uma oportunidade para acompanhar Poirot nas suas estratégias habilidosas e emocionantes durante a época festiva, que para a família Lee foi tudo menos merry and bright. Conheces alguém que se atreva a entrar numa atmosfera natalícia tenebrosa? Se sim, pondera oferecer-lhe este livro.
Fonte da capa: Cuentaloscuentos
Artigo revisto por Margarida Pedro
AUTORIA
A Madalena está no último ano da licenciatura em Audiovisual e Multimédia. Antes disso, já esteve em Engenharia Mecânica e em Relações Públicas. Tudo tem algo de interessante para a Madalena, o que faz com que queira aprender sobre tudo, por isso, também ser Redatora na ESCS Magazine, pelo seu gosto e interesse pela escrita. E a seguir a Audiovisual e Multimédia? Com certeza que irá aprofundar mais algum dos seus variados gostos... será Biologia? Música? Cinema?