Desporto

Grande Prémio de F1 da Arábia Saudita

Neste artigo é abordado o último Grande Premio do Campeonato Mundial de Fórmula 1, o Grande Premio da Arabia Saudita realizado no fim de semana entre os dias 17, 18 e 19 de março no circuito de Jedahh Corniche.

Irei não só comentar a corrida e o seu resultado, mas também a qualificação e os três treinos livres que foram realizados.

Treinos Livres

Os treinos realizaram-se entre a tarde e a noite de sexta-feira, dia 17, e a tarde de sábado, dia 18. Comum aos três treinos foi a prestação de Max Verstappen, que terminou sempre em primeiro lugar com a volta mais rápida. No entanto, quem surpreendeu foi a Aston Martin, que conseguiu colocar os seus dois pilotos no primeiro e terceiro treino em terceiro e quarto lugar, respetivamente, só batidos pelos Red Bull, de Max Verstappen e Sergio Pérez, este que viria no domingo a ganhar este Grande Prémio.

Já o melhor lugar que a Mercedes conseguiu atingir foi o quinto lugar atingido por George Russel, no primeiro e segundo treino, e o terceiro lugar, ganho por Lewis Hamilton, no terceiro treino. Na realidade, o único treino que podemos considerar que correu de feição à Mercedes foi o primeiro, tendo os seus pilotos ocupado o quinto e sexto lugar da tabela.

Qualificação

Após uma boa prestação nos treinos, esperava-se uma grande qualificação para Max Verstappen, o que não aconteceu, uma vez que o piloto se viu obrigado a fazer uma pit stop ainda no período da segunda qualificação, acabando mesmo fora do resto da qualificação devido a um problema mecânico do carro, partindo assim para a corrida na 15.ª posição. Apesar dos problemas com Max, a Red Bull conseguiu que Sergio Pérez alcançasse a Pole Position.

Fonte: Globo Esporte

Em segundo lugar tivemos Charles Leclerc. O piloto terminou a Q3 com mais 0.155s do que o tempo estipulado por Sergio Pérez, 28.265s, mas o piloto da Ferrari recebeu uma penalização de 10 lugares, partindo assim para a corrida da 12.ª posição.

A penalização de Leclerc permitiu a Fernando Alonso, que ocupava a terceira posição com mais 0.465s que Leclerc, subir para o segundo lugar.

Já o Mercedes de George Russel ocupou a quarta posição na linha de partida, ao invés de Lewis Hamilton, que não foi além do oitavo lugar, tendo à sua frente o Alpine de Ocon, o Aston Martin de Stroll e o Ferrari de Sainz.

Corrida

Fonte: Instagram F1

Apesar de ter começado em 15.º, Max Verstappen foi quem mais surpreendeu, acabando a corrida em segundo, atrás do seu colega de equipa Sergio Pérez, este que no início da corrida perdeu o primeiro lugar para Fernando Alonso, mas mais tarde viria a recuperá-lo, acabando a corrida com um tempo de 1 hora e 21 minutos.

Quem também surpreendeu foi o piloto da Ferrari Charles Leclerc, que, após sofrer a penalização de 10 lugares, terminou este Grande Prémio em sétimo lugar, atrás do seu parceiro Carlos Sainz e dos pilotos da Mercedes, conseguindo esta, novamente, salvaguardar o quarto e quinto posto, ocupados, respetivamente, por George Russell e Lewis Hamilton.

Qualificações Gerais

Fonte: Instagram F1

Após dois Grandes Prémios, é Verstappen quem lidera a tabela, com 44 pontos, seguido de Pérez, com 43, e a fechar o pódio temos Fernando Alonso, com 30 pontos; Sainz em quarto com os mesmos 20 pontos de Lewis Hamilton, que ocupa o quinto posto.

Em termos de qualificações de equipas, quem lidera é a Red Bull, com 87 pontos, seguida da Aston Martin, com 38, os mesmos pontos da Mercedes, que está em terceiro.

Fonte da capa: RacingNews365

Artigo revisto por Beatriz Neves

AUTORIA

+ artigos

Desde a infância sempre se mostrou apaixonado pelo desporto, com especial enfoque no futebol. Ingressou aos 10 anos na “Escolinha de Futebol do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre” e rapidamente percebeu que a sua vocação residia em “estar entre os postes”; mas porque a vida nos prega partidas teve várias lesões que o impediram de passar a jogador federado após os 16 anos.
Ingressar na ESCS Magazine é a oportunidade perfeita para continuar perto do Desporto mesmo sem o poder praticar profissionalmente!
O gosto pela comunicação, pelas pessoas e pelo mundo empresarial, fizeram com que a ESCS fosse desde a primeira hora a sua escolha de eleição.