Grande Prémio de Fórmula 1 de Las Vegas
A corrida mais esperada do ano chegou, de 16 a 18 de novembro decorreu o Grande Prémio de Las Vegas.
Primeiro Treino Livre
O primeiro treino livre foi marcado pelo acidente de Carlos Sainz, que trouxe as bandeiras vermelhas em menos de dez minutos, levando ao final da sessão.
O acidente do piloto espanhol foi causado pela tampa de um ralo que danificou o chão do carro e obrigou a equipa de Maranello a substituir a power unit do mesmo, levando a uma penalidade de dez lugares na grelha de partida para a corrida de domingo.
Com o treino de livre de 60 minutos reduzido a dez, Charles Leclerc faz a volta mais rápida da sessão de 1:40.909s, seguido pelos dois Haas de Nico Hulkenberg e de Kevin Magnussen.
Segundo Treino Livre
O segundo treino livre foi alvo de 2 horas e 30 minutos de atraso devido à reparação do ralo que causou o acidente na primeira sessão. Assim, o treino começou por volta das 2 da manhã, hora local. Charles Leclerc dominou, novamente, a sessão com uma volta extraordinária de 1:35.265s, seguido pelo seu colega de equipa Carlos Sainz, com um tempo de 1:35.782s, e Fernando Alonso com 1:35.793s, apenas 0.011s dividiram os dois espanhóis.
Terceiro Treino Livre
No dia de qualificação e do último treino livre do fim de semana, George Russell liderou a sessão com um novo tempo de 1:34.093s, seguido pelo australiano Oscar Piastri com uma volta de 1:34.491s e, a surpresa da sessão, o piloto da casa Logan Sargeant com 1:34.646s.
Os Ferraris não conseguiram manter a sua dominância no topo da tabela, acabando assim o treino em 16.º para Leclerc e 17.º para Sainz.
Já os Red Bulls pareciam estar adormecidos: Verstappen e Perez ocuparam, respetivamente, o 4.º e 5.º lugar.
Qualificação
Na hora da qualificação todos os olhos estavam postos nele, Charles Leclerc assegurou o primeiro lugar da grelha de partida, seguido por Carlos Sainz e Max Verstappen.
Na Q1 houve duas eliminações inesperadas, os McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri, 16.º e 19.º lugar respetivamente. Já na Q2 um Mercedes e um Red Bull eliminados, Hamilton em 11.º e Checo logo a seguir, em 12.º lugar. Os dois, Williams de Albon e Sargeant, surpreenderam todos ao passarem à Q3 – o que já não acontecia há vários anos. Na Q3, Leclerc fez a pole position com um tempo espetacular de 1:32.726s e venceu o seu companheiro de equipa por apenas 0.44s. Já Max Verstappen, por sua vez, fez o terceiro tempo da sessão, mas começou ao lado de Leclerc na corrida devido à penalização de dez lugares de Sainz. Em 4.º e 5.º lugar, Russell e Gasly, 6.º e 7.º para os pilotos da Williams, Albon e Sargeant, que fizeram uma qualificação incrível. Para fechar o Top10, em 8.º ficou Valtteri Bottas, em 9.º Kevin Magnussen e em 10.º lugar Fernando Alonso.
Corrida
Max Verstappen venceu a Corrida de Las Vegas com o carro danificado e subiu ao pódio acompanhado de Charles Leclerc e Sergio Perez.
No início da corrida Charles e Max tiveram um ótimo arranque, mas logo na primeira curva Verstappen ultrapassou Leclerc. Contudo, o neerlandês foi penalizado com cinco segundos por forçar o seu rival fora da pista. Ao mesmo tempo, o caos foi causado por Fernando Alonso que perdeu o controlo do carro e fez um pião, acabando por chocar com Carlos Sainz que, por consequência, chocou com Hamilton e o Safety Car Virtual foi lançado para a pista ser limpa.
A sorte não esteve do lado do piloto britânico da McLaren, Lando Norris, este fim de semana: o piloto foi contra as barreiras na volta três. Já Tsunoda e Hulkenberg também não viram a bandeira de xadrez no final da corrida.
Tudo apontava para um pódio 1-2 para a Red Bull na última volta, mas Leclerc conseguiu ultrapassar Perez e ficar com o segundo lugar do pódio.
Esteban Ocon e Lance Stroll também brilharam na corrida e surpreenderam todos ao terminarem em 4.º e 5.º lugar após partirem de 16.º e 19.º, respetivamente. O vencedor foi Max Verstappen conquistando a sua 18.ª corrida e garantindo a 20.ª vitória da Red Bull da temporada, acumulando 549 pontos na classificação de pilotos.
Fonte da capa: RaceFans
Artigo revisto por Andreia Batista
AUTORIA
A Madalena desde pequena está rodeada pelo desporto. Está no primeiro ano da licenciatura de Publicidade e Marketing e o seu maior sonho é trabalhar no desporto motorizado, especialmente na Fórmula 1. A Madalena é aquele tipo de pessoa que nunca se cala quando alguém começa a falar sobre desporto, pode falar por horas e nunca se cansa. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade para dar mais um passo à frente para conquistar o seu sonho.