Atualidade,  Informação

Há convergência no regresso dos feriados

1212121

Foram abolidos na última legislatura com a promessa de um regresso para breve, mas há cada vez mais certeza de que a espera vai acabar. O retorno dos feriados de 1º de dezembro, 5 de outubro, 4 de junho e 1 de novembro consta num projeto-lei entregue ao governo, na última sexta-feira, pelo bancada parlamentar do PSD / CDS.

Esta medida permite à direita entrar no primeiro debate no parlamento desde a apresentação da moção de censura por parte do PS e, pelo menos, criar uma convergência no que toca a este assunto: do PCP ao CDS todos querem o regresso dos feriados.

Contudo, há diferenças nas exigências de cada partido: enquanto o Bloco de Esquerda, os Verdes e o PCP desejam o regresso total dos dias que foram suprimidos, o Partido Socialista propõe apenas a reposição do 5 de outubro e do 1º de dezembro. Já a antiga maioria recomenda que sejam avaliadas as consequências da alteração, mediante um diálogo com a Santa Sé e com a concertação social, e só então, se possível, anular a decisão do último governo.

O debate está marcado para a próxima sexta-feira e sabe-se que o certo é que os feríados vão regressar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *