Hashtag United: a história da equipa formada no e para o Youtube.

Na 9ª divisão do sistema inglês de ligas nacionais está um clube muito peculiar, com mais de 430 mil seguidores no Instagram, mais de 475 mil subscritores no Youtube e mais de 180 mil seguidores no Twitter. São os Hashtag United, e estes são números que deixam para trás muitos clubes da Primeira Liga Portuguesa. O criador e agora presidente dos Hashtag United é o conhecido youtuber Spencer Owen, e o irmão Seb Carmichael-Brown. A equipa começou como uma brincadeira de 11 amigos que iam jogar futebol regularmente, posteriormente começando a gravar os jogos e a postá-los num canal secundário de Spencer. Deu-se início com jogos contra outras equipas de youtubers e contra equipas de programas de televisão, entre outros – E assim, a equipa foi ganhando apoio.

O grupo de amigos original que gerou esta equipa (fonte: Twitter @hashtagutd)

Pode parecer muito estranho, mas hoje em dia estão a apenas oito subidas de divisão da tão conhecida Premier League. Para Spencer é esse o sonho. De momento, estão em primeiro lugar numa das séries da 9ª divisão inglesa: a Essex Senior. Engane-se quem pensa que esta equipa é apenas digital. Na época passada, foram o 2º clube com melhor média de espectadores, com cerca de 400 por jogo. As grandes marcas aperceberam-se do grande movimento de marketing que poderiam ter ao juntar-se a esta “grande” equipa de Londres, e na época passada ganharam o patrocínio no equipamento da marca Adidas e do jogo de simulação futebolística Football Manager. Os equipamentos estão à venda num site próprio por valores à volta das 50 libras.

O atual equipamento dos Hashtag United. (fonte: Adidas)

Desde que a equipa entrou nas ligas de Inglaterra tem reforçado bastante o plantel. Dois dos nomes mais sonantes são Tom Williams (o defesa esquerdo que já jogou pelo Swansea e que foi internacional pelo Chipre) e Joshua Osude, que ganhou o torneio para decidir que fã teria a oportunidade de representar os ‘Tags, através de uma competição no Youtube

Algo que trouxe bastante reconhecimento a esta equipa foi a competição que criaram no estádio da seleção Inglesa, Wembley. Spencer conseguiu com que todos os anos desde 2015 fosse disputada a Wembley Cup: taça disputada entre equipas do Youtube. Na última edição, conseguiram levar mais de 33.000 pessoas ao mítico estádio inglês. O sonho continua a ser chegar, pelo menos, ao sistema de futebol profissional em Inglaterra – e este sonho cada vez mais parece possível, com o bom momento que a equipa mais mediática do Youtube, os “Hashtag United”, atravessa atualmente.

Artigo revisto por Carolina da Silva Cacito

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *