Hepatite A: número de casos aumenta em Portugal e na Europa

A Direção Geral da Saúde (DGS) alertou para o aumento de número de doentes infetados com Hepatite A. Desde o início do ano e até ao momento já foram registados 115 casos só em Portugal.

Os dados avançados pela DGS dão conta de um aumento do número de infetados pela Hepatite A. Dos 115 casos, 107 já foram confirmados e 58 doentes tiveram mesmo de receber tratamento hospitalar.

Mas o problema não é apenas português: o número de casos aumentou também em mais 12 países da União Europeia.
Em Portugal, 97% dos doentes são jovens adultos do sexo masculino, com uma média de idades situada nos trinta anos, segundo o relatório da DGS. A zona de Lisboa e Vale do Tejo é a região que apresenta mais casos.

Numa primeira versão deste documento, a Direção Geral fazia referência ao chemsex – práticas sexuais com o consumo de drogas – como uma das principais razões para este surto. A declaração acabou por ser corrigida pela organização, uma vez que não há relação entre a doença e esta nova prática sexual.

Em declarações ao jornal online Observador, o presidente da Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero –, Nuno Pinto, que esteve em audição de representantes juntamente com o GAT (Grupo de Ativistas em Tratamentos), afirmou que os casos não devem ser associados a grupos de risco, mas sim a comportamentos de risco.

“A questão é que este grupo que se tem designado como HSH, homens que têm sexo com outros homens, é muito diverso no que diz respeito aos comportamentos. Na questão específica percebemos a importância de alertar a população específica, mas qualquer pessoa pode ser atingida por este surto“, sublinhou.

A procura da vacina contra o vírus disparou nos últimos dias, após este alerta da DGS dirigido aos profissionais de saúde. A vacina, que não consta do Plano Nacional de Vacinação, tem de ser prescrita por um médico e deve ser apenas administrada a indivíduos que tenham sido expostas ao vírus através, por exemplo, do contacto com outros doentes.

Entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano foram confirmados 287 casos de hepatite A em 13 países da EU. Em 2015, em Portugal, tinham sido detetados apenas 29 casos de Hepatite A.

Artigos recentes

Um adeus a Luis Sepúlveda

Um mês depois da sua morte devido à covid-19, Luis é ainda relembrado – com uma história de vida incrível, certamente memorável para muitos. Escritor,

Ler mais »

Problemas maiores, Carlos?

Claro que eu não discordo totalmente do ponto fulcral. Há problemas maiores. Haver pessoas a morrer é pior do que eu não ter conseguido celebrar

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *