Música,  Secções

HMB – A alma da soul português

Uma banda, cujo estilo é uma mistura soul e gospel com melodias rhythm e blues, lançou o seu segundo álbum no ano passado, intitulado “Sente”. Os HMB já tinham tido bastante sucesso com o seu primeiro álbum, lançado em 2012, mas este continua a liderar tops musicais e promete continuar a conquistar o seu público-alvo.

O primeiro álbum de estreia dos HMB surge cinco anos após o nascimento deste projeto. Este é um trabalho homónimo, por ser o primeiro da banda e também por ter sido o vocalista, Héber Marques, o autor da maioria das músicas. O nome do grupo acabou por surgir de forma natural, dando destaque ao vocalista através da sigla de três letras (Héber Marques Band). O segundo álbum do grupo mantém-se na linhagem do primeiro, contando com originais e com o ritmo que continua a conquistar a boa disposição e a empatia de todas as pessoas que ouvem as suas músicas.

artigo1

Atualmente, este projeto musical é composto, exclusivamente, por rapazes: Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Xavier (baixista) e, por último, Joel Silva (baterista).


O estilo musical dos HMB centra-se, maioritariamente, na relação entre o soul e a energia do gospel. Contudo, durante os últimos cinco anos, o projeto tem sofrido algumas alterações, pois entraram mais integrantes para a banda, os temas passaram também a ser escritos em inglês e muitas das músicas passaram a ser escritas por mais membros e não exclusivamente pelo vocalista, Héber Marques.

Para contextualizar melhor o sucesso desta banda, temos de recuar no tempo até 2007, onde se deu o nascimento deste projeto musical. Joel, o baterista, incentivou Héber a formar uma banda onde pudesse inserir os temas que não cabiam no seu projeto de música evangélica. Mais tarde, ambos decidiram criar uma banda e dedicaram-se exclusivamente à escrita de temas em português.

“Dia D” tem sido o principal cartão de visita do álbum dos HMB. Numa altura em que se vendem cada vez menos discos, a prioridade da banda é dar a conhecer a sua música seja de que forma for. Atualmente, o single “Feeling”, lançado em 2014 juntamente com o segundo disco da banda, é constantemente passado nas rádios nacionais e o videoclip ocupa muitos minutos nos canais de música.

Artigo 2

Inicialmente, os fãs dos HMB seguiam exclusivamente o trabalho de Héber Marques, mas, com o passar do tempo, o grupo começou a ganhar consistência e formou a sua própria base de fãs. As redes sociais foram fundamentais no crescimento e divulgação da banda. O grupo, atualmente, coloca nas suas redes sociais videoclips e notícias sobre a sua agenda para os fãs estarem a par dos seus projetos.

No futuro, os HMB sonham em expandir o seu projeto musical para outros países e desejam ver a sua música chegar o mais longe possível. Pelo menos de Angola, de Moçambique e do Brasil, a banda tem vindo a receber uma reação bastante positiva sobre o trabalho que tem vindo a desenvolver.

artigo 3 e capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *