Literatura

Kiera Cass, autora de um conto de fadas distópico

A autora Kiera Cass, de 39 anos, nasceu a 19 de maio de 1981, no estado da Carolina do Sul; no entanto, hoje em dia mora no estado da Virgínia com o marido e com os dois filhos. É licenciada em História pela Universidade de Radford e chegou a trabalhar como professora substituta numa livraria e num franchise de Ben & Jerry’s. A autora confessa que, quando não havia muito movimento no franchise, começava a escrever os primeiros rascunhos da saga que a tornou numa autora best-seller.

Na altura em que a saga Crepúsculo começou a ter muito sucesso, a jovem adulta e mais uma amiga criaram um canal de YouTube para poderem falar sobre a saga de Stephenie Meyer. Uns anos mais tarde, anunciou que iria publicar independentemente um livro jovem-adulto chamado “A Sereia”. Com a venda de livros, ela conseguiu dinheiro suficiente para autopublicar o seu primeiro livro.

Capa do primeiro livro de Kiera Cass
Fonte: Amazon.com

Um ano depois da publicação independente de “A Sereia”, a editora HarperCollins interessou-se pela publicação de “A Seleção”. Segundo a escritora, ela não queria escrever uma história distópica, mas a explosão de livros desse estilo fez com que o livro entrasse nessa classificação. A autora chegou a dizer: “O meu é uma distopia diet. O meu editor acha que se todos esses livros que se passam no futuro não tivessem acontecido ao mesmo tempo, o meu não seria chamado distopia. Eu queria que o meu fosse um conto de fadas, mas eu não conseguia encontrar um lugar no passado que funcionasse, então eu coloquei no futuro e criei um mundo que é meu“.

“A Seleção” conta a história de uma simples rapariga que mora num país imaginário, Illéa, criado no território dos atuais Estados Unidos da América, após uma 3ª e 4ª guerras mundiais. A sociedade de Illéa está dividida em castas e estas têm trabalhos em específico. Cada vez que existia um príncipe herdeiro, os reis organizavam uma seleção de raparigas do povo para lutarem pelo casamento com o príncipe e é em redor disso que a saga toda revolve. Isso era uma forma de manter o povo feliz.

Um ano mais tarde é publicado o segundo livro da saga, “A Elite”, e, de seguida, o terceiro, “A Escolha”, em 2014. Os últimos dois livros são lançados em 2015 e em 2016, tendo como título, respetivamente, “A Herdeira” e “A Coroa”. Uma edição especial foi mais tarde lançada com pontos de vista de diferentes personagens, já que os livros da saga são todos contados do ponto de vista da personagem principal. Essa edição especial tem como título “Felizes para Sempre” e foi lançada em outubro de 2015.

Coleção “A Seleção”
Fonte: Quizur.com

No ano passado, a autora best-seller anunciou na sua página do Twitter um novo livro chamado “A Prometida”, que foi lançado a 5 de maio deste ano. No passado dia 12 de novembro, a escritora anunciou o segundo livro da trilogia de “A Prometida”, que terá como título “A Traída”, com data de lançamento ainda por anunciar.

No início deste ano, a Netflix anunciou a adaptação da primeira saga de Kiera Cass para um filme que será dirigido pela cineasta Haifaa al-Mansour, diretora do filme “O Sonho de Wadjda”. O filme encontra-se em fase de pré-produção e sem previsão de estreia.

Fonte da imagem de capa: PublishNews.com.br

Artigo escrito por Flávia Gomes

Artigo revisto por Miguel Bravo Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *