Literatura

Lançamento do livro “O Problema Não És Tu, Sou Eu”, de Ana Garcia Martins: “Este livro pode servir de arma de arremesso!”

Corações partidos, relações falhadas ea contínua busca pela relação perfeita e pelo homem ideal — foi com base nestes temas que Ana Garcia Martins, mais conhecida por A Pipoca Mais Doce, decidiu tentar responder às quarenta grandes questões que ocupam as mulheres na casa dos trinta anos. O resultado final chama-se O Problema Não És Tu, Sou Eu e a ESCS MAGAZINE esteve na apresentação do livro da blogger, cujo blogue é o mais lido de Portugal.  

1

Final de tarde de quarta-feira e a FNAC do Chiado começa a encher-se de mulheres. No meio da enchente feminina há apenas dois ou três homens. O motivo? A Pipoca Mais Doce vai apresentar um livro que promete dar resposta a muitos dramas relacionais femininos. Enquanto esperam pelo início do evento, algumas jovens entre os vinte e os trinta anos folheiam o quarto livro da autora e não evitam rir com alguns excertos. “Este livro dava muito jeito às minhas amigas”, comentam as fãs, que não quiseram faltar ao evento.

Quem também não quis perder a apresentação deste que é o segundo livro que Ana Garcia Martins publica em Outubro — o primeiro, Quem deu um Pum?, é um livro infantil, da Porto Editora — foi Ricardo Martins Pereira, ou O Arrumadinho, como é mais conhecido, com quem falámos. Casado com Ana há cinco anos, Ricardo admitiu ainda não ter lido a nova obra. “Ela não me deu o livro a ler”, confessou. “Estava num processo de escrita muito acelerado”, o que levou a que também em casa as rotinas se alterassem “para que ela pudesse trabalhar” neste novo projecto.2

Num livro em que o tema central são relações, Ana Garcia Martins diz ter-se inspirado na série O Sexo e a Cidade e na “excelente matéria-prima” que diariamente recebe através dos leitores do blogue. É, aliás, essa dinâmica de perguntas que acaba por tentar recriar na apresentação, abrindo uma espécie de consultório amoroso. “Vamos tornar isto numa conversa de mulheres” é o mote para que comecem as perguntas sobre os pequenos dramas que algumas das presentes vivem nas suas relações.

Bem-disposta e descontraída, a responsável pelo blogue mais lido de Portugal apresentou algumas das mais-valias deste livro, que poderá, segundo a própria, “servir de arma de arremesso aos homens”. Em conversa com a ESCS MAGAZINE, Ana Garcia Martins confessou ser “óptimo poder voltar a este registo”, onde se diz sentir mais “confortável”. Definindo O Problema Não És Tu, Sou Eu como “um livro bem-disposto”, espera “que se divirtam com ele”.3

Quatro livros e mais de cinquenta milhões de visitas no blogue depois, Ana Garcia Martins e A Pipoca Mais Doce “já se misturam”. Inicialmente, “a Pipoca começou por ser quase um alter-ego”, mas Ana frisa que, agora, “uma não existe sem a outra”.4

As opiniões de quem ia folheando o livro eram positivas, com as leitoras a identificarem-se com as situações que iam vendo retratadas. Até Margarida Rebelo Pinto esteve presente e elogiou o novo trabalho de Ana Garcia Martins, considerando-o “muito divertido, muito útil”. Leitora do A Pipoca Mais Doce, Margarida Rebelo Pinto destaca “a franqueza, a frontalidade e o sentido de humor” como as melhores características transversais à Pipoca e a Ana Garcia Martins. Também Ricardo Martins Pereira considera que o sentido de humor e “o sarcasmo” são a grande mais-valia da escrita da ex-jornalista.

O Problema Não És Tu, Sou Eu é um livro da Matéria Prima Edições e encontra-se à venda em qualquer livraria.

5

AUTORIA

+ artigos