Ler porquê? 7 benefícios da leitura para o ser-humano
Hoje em dia, existem diversas formas de pôr em prática a nossa leitura: podemos optar por livros mais curtos ou por livros mais extensos; podemos escolher entre um livro mais simples ou mais complexo; e até podemos adquirir livros em papel ou preferir o formato digital. No entanto, por vezes, a verdade é que não lemos tanto quanto gostaríamos. Mas a ESCS MAGAZINE dá-te 7 razões pelas quais vale a pena investir tempo na leitura.
- Expande o vocabulário
A leitura é o meio que melhor te permite conhecer uma maior e mais diversificada quantidade de palavras. Desta forma, podes aproveitar para conheceres palavras novas e, assim, alargares o teu vocabulário.
- Desperta a inteligência
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Edimburgo e da King’s College of London, em 2014, concluiu que o tempo investido na leitura “pode resultar em melhorias nas habilidades cognitivas verbais e não-verbais”. Assim, par além da genética, a educação é um dos fatores mais determinantes para a evolução da inteligência, sendo que a leitura é uma das principais fontes de conhecimento.
- Diminui o stresse
Segundo um estudo conduzido pelo neuropsicólogo britânico David Lewis, da Universidade de Sussex, a melhor forma de acalmar um coração acelerado é ler um livro. Neste âmbito, foi realizada uma experiência, sendo que bastaram seis minutos de leitura para que os níveis de stresse das pessoas que participaram diminuíssem até 68%.
- Promove a empatia
A leitura de narrativas ficcionadas influencia características próprias da condição humana, tais como a capacidade de criar empatia. Assim, existe uma tendência para provocar uma melhor impressão nos outros, o que é uma vantagem para manter saudável qualquer relação, seja de carácter pessoal ou profissional.
- Previne doenças
A leitura estimula os “músculos” do cérebro, podendo ainda atuar como fator preventivo em doenças degenerativas, como o Alzheimer. Considera-se que pessoas com profissões intelectualmente mais exigentes têm uma menor probabilidade de desenvolver patologias relacionadas com a deterioração do cérebro.
- Combate o envelhecimento do cérebro
Existe uma relação direta entre a atividade cognitiva e a perda das capacidades cognitivas associadas ao envelhecimento, tais como a memória, o raciocínio ou a perceção. Desta forma, quanto mais tempo dedicares à leitura, mais lento se torna o envelhecimento natural do cérebro.
- Aumenta a esperança média de vida
Um estudo da Universidade de Yale revelou que a esperança média de média das pessoas que leem durante 30 minutos por dia é superior em 2 anos, em comparação com as que não o fazem.
Artigo revisto por Ana Rita Curtinha
AUTORIA
Ana Cardoso é uma aprendiz de jornalista. Desde cedo que a leitura e a escrita se tornaram duas das suas grandes paixões. As palavras alimentam a sua alma. Mas desde que ingressou no curso de Jornalismo na ESCS descobriu que tem 3 amores: a televisão, a rádio e a imprensa escrita. Só ainda não decidiu de qual deles gosta mais.