Ler porquê? 7 benefícios da leitura para o ser-humano

Hoje em dia, existem diversas formas de pôr em prática a nossa leitura: podemos optar por livros mais curtos ou por livros mais extensos; podemos escolher entre um livro mais simples ou mais complexo; e até podemos adquirir livros em papel ou preferir o formato digital. No entanto, por vezes, a verdade é que não lemos tanto quanto gostaríamos. Mas a ESCS MAGAZINE dá-te 7 razões pelas quais vale a pena investir tempo na leitura.

https://negativespace.co/woman-glasses-reading-book/
Woman glasses reading book by Bruce Mars
  • Expande o vocabulário

A leitura é o meio que melhor te permite conhecer uma maior e mais diversificada quantidade de palavras. Desta forma, podes aproveitar para conheceres palavras novas e, assim, alargares o teu vocabulário.

  • Desperta a inteligência

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Edimburgo e da King’s College of London, em 2014, concluiu que o tempo investido na leitura “pode resultar em melhorias nas habilidades cognitivas verbais e não-verbais”. Assim, par além da genética, a educação é um dos fatores mais determinantes para a evolução da inteligência, sendo que a leitura é uma das principais fontes de conhecimento.

  • Diminui o stresse

Segundo um estudo conduzido pelo neuropsicólogo britânico David Lewis, da Universidade de Sussex, a melhor forma de acalmar um coração acelerado é ler um livro. Neste âmbito, foi realizada uma experiência, sendo que bastaram seis minutos de leitura para que os níveis de stresse das pessoas que participaram diminuíssem até 68%.

  • Promove a empatia

A leitura de narrativas ficcionadas influencia características próprias da condição humana, tais como a capacidade de criar empatia. Assim, existe uma tendência para provocar uma melhor impressão nos outros, o que é uma vantagem para manter saudável qualquer relação, seja de carácter pessoal ou profissional.

https://negativespace.co/couple-love-reading-park/
Couple love reading park by Ben White
  • Previne doenças

A leitura estimula os “músculos” do cérebro, podendo ainda atuar como fator preventivo em doenças degenerativas, como o Alzheimer. Considera-se que pessoas com profissões intelectualmente mais exigentes têm uma menor probabilidade de desenvolver patologias relacionadas com a deterioração do cérebro.

  • Combate o envelhecimento do cérebro

Existe uma relação direta entre a atividade cognitiva e a perda das capacidades cognitivas associadas ao envelhecimento, tais como a memória, o raciocínio ou a perceção. Desta forma, quanto mais tempo dedicares à leitura, mais lento se torna o envelhecimento natural do cérebro.

  • Aumenta a esperança média de vida

Um estudo da Universidade de Yale revelou que a esperança média de média das pessoas que leem durante 30 minutos por dia é superior em 2 anos, em comparação com as que não o fazem.

https://unsplash.com/photos/JH84iDJ3f1I
Person sits on bench reading book in front of tree at daytime by Alex Blăjan

Artigo revisto por Ana Rita Curtinha

Artigos recentes

A arte para além de uma moldura

A exposição “Genius or Vandal – an unauthorized show” chegou a Portugal no dia 14 de junho à Cordoaria Nacional, em Lisboa, onde estará aberta

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *