Ler porquê? 7 benefícios da leitura para o ser-humano

Hoje em dia, existem diversas formas de pôr em prática a nossa leitura: podemos optar por livros mais curtos ou por livros mais extensos; podemos escolher entre um livro mais simples ou mais complexo; e até podemos adquirir livros em papel ou preferir o formato digital. No entanto, por vezes, a verdade é que não lemos tanto quanto gostaríamos. Mas a ESCS MAGAZINE dá-te 7 razões pelas quais vale a pena investir tempo na leitura.

https://negativespace.co/woman-glasses-reading-book/
Woman glasses reading book by Bruce Mars
  • Expande o vocabulário

A leitura é o meio que melhor te permite conhecer uma maior e mais diversificada quantidade de palavras. Desta forma, podes aproveitar para conheceres palavras novas e, assim, alargares o teu vocabulário.

  • Desperta a inteligência

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Edimburgo e da King’s College of London, em 2014, concluiu que o tempo investido na leitura “pode resultar em melhorias nas habilidades cognitivas verbais e não-verbais”. Assim, par além da genética, a educação é um dos fatores mais determinantes para a evolução da inteligência, sendo que a leitura é uma das principais fontes de conhecimento.

  • Diminui o stresse

Segundo um estudo conduzido pelo neuropsicólogo britânico David Lewis, da Universidade de Sussex, a melhor forma de acalmar um coração acelerado é ler um livro. Neste âmbito, foi realizada uma experiência, sendo que bastaram seis minutos de leitura para que os níveis de stresse das pessoas que participaram diminuíssem até 68%.

  • Promove a empatia

A leitura de narrativas ficcionadas influencia características próprias da condição humana, tais como a capacidade de criar empatia. Assim, existe uma tendência para provocar uma melhor impressão nos outros, o que é uma vantagem para manter saudável qualquer relação, seja de carácter pessoal ou profissional.

https://negativespace.co/couple-love-reading-park/
Couple love reading park by Ben White
  • Previne doenças

A leitura estimula os “músculos” do cérebro, podendo ainda atuar como fator preventivo em doenças degenerativas, como o Alzheimer. Considera-se que pessoas com profissões intelectualmente mais exigentes têm uma menor probabilidade de desenvolver patologias relacionadas com a deterioração do cérebro.

  • Combate o envelhecimento do cérebro

Existe uma relação direta entre a atividade cognitiva e a perda das capacidades cognitivas associadas ao envelhecimento, tais como a memória, o raciocínio ou a perceção. Desta forma, quanto mais tempo dedicares à leitura, mais lento se torna o envelhecimento natural do cérebro.

  • Aumenta a esperança média de vida

Um estudo da Universidade de Yale revelou que a esperança média de média das pessoas que leem durante 30 minutos por dia é superior em 2 anos, em comparação com as que não o fazem.

https://unsplash.com/photos/JH84iDJ3f1I
Person sits on bench reading book in front of tree at daytime by Alex Blăjan

Artigo revisto por Ana Rita Curtinha

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *