Atualidade,  Informação

Liga Árabe manifesta “solidariedade” para com a Arábia Saudita face ao Irão

Captura de ecrã 2016-01-12, às 23.29.47

A Liga Árabe condenou as “declarações hostis iranianas”, manifestando apoio à Arábia Saudita neste confronto diplomático com o Irão. De acordo com a ONU, esta crise não terá implicações na situação na Síria.

A organização que une vários países árabes emitiu, hoje, um comunicado onde expressa a sua “solidariedade total” para com a Arábia Saudita face aos “atos e provocações hostis do Irão”.

O enviado especial da ONU refere que esta crise diplomática entre os dois países não irá, no entanto, ter implicações nas negociações sobre a situação na Síria, dado que tanto o ministro das Relações Exteriores saudita como o iraniano lhe garantiram que “não haveria impacto do seu lado”.

A Arábia Saudita anunciou na semana passada o fim das relações diplomáticas com o Irão. Esta decisão deu-se na sequência do assalto à embaixada da Arábia Saudita, em Teerão, por uma multidão em protesto contra a execução do clérigo xiita Nimr Baquer al-Nimr.

Esta situação torna-se preocupante, uma vez que o Irão e a Arábia Saudita estão envolvidos num braço-de-ferro pela supremacia regional, com os dois regimes a apoiarem lados opostos nas guerras da Síria e do Iémen. O Irão, de maioria e liderança xiita, tem sido um forte defensor do regime de Bashar al Assad, enquanto a Arábia Saudita, de maioria sunita, está no extremo oposto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *