Capital

Livrarias Independentes Em Lisboa Que Tens De Conhecer

O mercado livreiro tem, nas últimas décadas, sentido um decréscimo nas vendas e as pequenas livrarias não conseguem competir com a oferta e conveniência que muitos vêem nas grandes superfícies. Com a pandemia e sendo obrigadas a fechar, as livrarias têm sentido ainda mais o impacto da crise no setor. Neste artigo, a ESCS Magazine quer dar a conhecer algumas das livrarias independentes em Lisboa e arredores que podes ajudar através de compras online!

#1 Livraria Snob

Fonte: instagram @livrariasnob

Com origem em Guimarães, a Snob é uma livraria e editora independente com centro de operações em Lisboa e ainda bastante recente (abriu em maio de 2020). Neste espaço podes encontrar títulos recentes, mas também algumas raridades históricas, como jornais fora de circulação e algumas edições raras. As encomendas podem ser feitas no site, instagram e/ou Facebook da livraria.

#2 Leituria

Fonte: instagram @rui_pocas

Localizada perto de Anjos, a primeira coisa que vemos quando entramos no espaço físico da livraria são livros pendurados no teto e que aparentam flutuar sobre nós. Podemos não poder visitar esta livraria presencialmente, mas a Leituria continua a proporcionar-nos viagens a outros tempos, com encomendas através do site, do Facebook e do 967 224 138. Esta livraria, criada em 2015 e que se focava, inicialmente, em novas edições, tem vindo a especializar-se em livros usados nas áreas das ciências sociais, das artes e da filosofia.

#3 Tinta nos Nervos

Fonte: instagram @tinta_nos nervos

Não só uma livraria, mas também uma galeria de arte, a Tinta nos Nervos dá espaço a objetos de autor, a ilustrações, a bandas desenhadas, a artes gráficas e mais! Em tempos sem pandemia, o espaço oferecia ainda workshops que esperamos que regressem o mais rápido possível. As encomendas dos seus novos livros podem ser feitas em https://tintanosnervos.com/, através do 213 951 179 e nas redes sociais. Se quiseres, podes ainda subscrever a uma “Cartola” mensal que te envia pelo correio um livro mistério com base nos teus gostos pessoais, após um questionário rápido (os preços começam nos 20€)!

#4 Distopia

Fonte: instagram @distopia_livraria

Distopia: ideia de um país, de uma sociedade ou de uma realidade imaginária organizadas de forma opressiva. O nome deste espaço surge dos aclamados livros 1984,de George Orwell, O Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, ou Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. Estes títulos, utilizados como forma de crítica para chamarem a atenção para o declínio da sociedade real, serviram de inspiração à livraria que vive numa aparente contradição onde literatura, música, cultura e artes são fundamentais para uma sociedade livre. As encomendas podem ser feitas em https://distopialivraria.pt/ e no Facebook!

#5 Déja Lu

Fonte: instagram @livraria.dejalu

Situada dentro da Cidadela de Cascais, a Déjà Lu doa 100% da sua receita à Associação Portuguesa dos Portadores de Trissomia-21. Uma excelente oportunidade para ajudar uma instituição que precisa de todo o apoio possível e de comprar um livro novo! As encomendas podem ser feitas através do 924 058 238, em http://dejalu4ds.blogspot.com/ e ainda nas redes sociais da livraria! Às sextas feiras, nas chamadas “Sextas Loucas”, podes ver quais os descontos válidos no Facebook da loja e, assim que disseres “Eu Quero”, o livro fica reservado!

#6 Palavra de Viajante

Fonte: instagram

Uma livraria totalmente dedicada a livros de viagens, a guias, a álbuns, a mapas e a tudo o que tenha a ver com descobrir sítios novos! Por enquanto, as férias não estão nos planos de muitos, mas quem disse que não podemos viajar sem sair do sofá? As encomendas nesta livraria podem ser feitas através do Facebook, do e-mail da livraria ou do 213 950 328!

#7 BL Livreiros

Fonte: instagram @bookslivept

Fundada em 2017, esta livraria em Oeiras (no Centro Comercial Galerias Alto da Barra) apresenta um conceito inovador ao ter a exposição dos livros de uma forma moderna e original no cerne das suas preocupações, mas nunca retirando o foco do trabalho livreiro e do atendimento personalizado aos clientes. Aqui podes encontrar títulos já consolidados no mercado, mas também nomes desconhecidos que a livraria promove. Nos concelhos de Cascais e de Oeiras, a BL Livreiros entrega ao domicílio gratuitamente, aceitando ainda encomendas de livros estrangeiros. Podes visitar o site da livraria e encomendar os teus novos companheiros das tardes de chuva em https://www.bookslivestore.pt/.

Estas sete livrarias são apenas uma pequena parte das livrarias independentes espalhadas por Lisboa e pelo país que podes tentar ajudar através de compras online! Se quiseres conhecer mais, podes visitar o site da Rede de Livrarias Independentes em https://www.reli.pt/ e dar uma olhada ao diretório de livrarias que este oferece!

Por Mariana Ribeiro

Artigo revisto por: Andreia Custódio
Fonte da capa: chinahoje

Avatar

O meu nome é Mariana Ribeiro e pode parecer estranho, mas uma das coisas que mais gosto de fazer é planear viagens, mesmo que ainda não as tenha marcado. Aliás, essa foi uma das razões para começar a escrever para a Capital: conseguir pesquisar sítios novos para visitar e partilhá-los com outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *