Moda e Lifestyle

Um dia na cozinha: Itália

Bem-vindos à minha cozinha. Hoje proponho-vos uma viagem pelos sabores de Itália, um país com uma larga tradição gastronómica. Para lhe despertar os sentidos e aguçar o apetite, decidi apresentar quatro belíssimas refeições, verdadeiramente italianas, capazes de o levar por uma viagem de aromas e paladares. A cozinha italiana tornou-se nos nossos dias muito popular e apreciada pela sua subtileza, característica da cozinha mediterrânica. 

Pequeno-almoço

Começamos pelo pequeno-almoço. Há quem diga que esta é a refeição mais importante do dia. Apresento uma opção ideal, prática e acessível: iogurte acompanhado por frutos vermelhos e frutos secos e mini croissants. Para todas as idades e para todos os gostos, o iogurte é um alimento único, riquíssimo em nutrientes essenciais e sabe bem em qualquer momento do dia.

Fotografia cedida por Madalena Abrantes
Copo especial de iogurte

Ingredientes: 

– 1 iogurte grego natural (para quem aprecia pureza e simplicidade);

– 3 morangos;

– 6 amoras;

– Miolo de nozes q.b.;

– Miolo de amêndoa q.b.;

Preparação: 

Despeje metade do iogurte na taça. Lave bem os morangos, corte-os em rodelas e coloque metade sobre o iogurte. De seguida, lave as amoras e adicione ao preparado. Acrescente amêndoas e nozes a gosto. Despeje a outra metade do iogurte na taça e decore o topo com os restantes morangos, com os frutos secos e com uma folha de hortelã. 

Mini croissants

Ingredientes: 

– 1 base de massa folhada;

– 1 gema de ovo;

Nutella (pois, o pequeno-almoço italiano é essencialmente doce);

– Sementes de chia;

Preparação:

Desenrole a massa folhada, corte-a em triângulos e barre com Nutella cada um deles. Enrole-os para formar os croissants, começando pelo lado mais largo. Coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com a gema de ovo batida. Por fim, polvilhe-os com as sementes de chia. Leve ao forno durante aproximadamente 15 minutos. 

Saboreie este pequeno-almoço!

Almoço

Partilho agora os meus segredos de uma deliciosa “pasta ai gamberetti”. Uma excelente ideia para um almoço rápido, mas sofisticado. As massas que em Itália se chamam pasta são um alimento base a partir do qual os italianos, munidos de ervas aromáticas, souberam criar verdadeiros pratos sofisticados. Como tornar o esparguete num prato de requinte?

Fotografia cedida por Madalena Abrantes
Massa de camarão:

Ingredientes (4 pessoas):

– 400 g de esparguete;

– 1 cebola;

– 2 dente de alho;

– azeite q.b.;

– 2 colheres de sopa de manteiga;

– sal, pimenta, alho em pó q.b.;

– 2 colheres de sopa de maionese;

– vinho branco q.b.; 

– 150 ml de leite;

– 250 g de camarão congelado; 

– 1 colher de sopa de creme de marisco;

– queijo ralado q.b.; 

– salsa q.b.;

Preparação:

Comece por levar ao lume uma panela grande com água e sal e deixe levantar fervura. Junte umas gotas de azeite, para evitar que a massa cole, e coza o esparguete. Entretanto, descasque os camarões (guarde quatro para a decoração) e coloque a fritar com uma colher de sopa de manteiga e umas gotas de limão. Assim que estiverem fritos, retire os camarões para um prato e junte à frigideira a cebola e os alhos picados. Quando começar a alourar, junte o sal, a pimenta, o alho em pó e o vinho branco e deixe refogar durante três minutos. Adicione a restante manteiga, a maionese e o creme de marisco. Por fim, adicione o leite e mexa durante cinco minutos. Assim que a massa ficar “al dente” (sem estar demasiado cozida), escorra e passe por água fria para interromper a cozedura. Deixe escorrer bem. Envolva a massa com o molho quente e junte os camarões. Frite os restantes 4 camarões numa frigideira. Por fim, deite a massa num prato, polvilhe com a salsa picada e o queijo ralado e coloque o camarão sobre o preparado. 

Bom apetite!

Lanche

E porque em Itália também se faz as honras ao pão e ao azeite, prosseguimos com uma delicada bruschetta de pera abacate. Esta é uma sugestão saudável, saborosa e espantosamente fácil. 

Fotografia cedida por Madalena Abrantes
Bruschetta de pera abacate

Ingredientes:

– 2 fatias de pão;

– 1 pera abacate;

– 1 queijo fresco (pode substituir este queijo por mozzarella, queijo cabra, enfim);

– azeite q.b.;

– sumo de lima;

– sal e pimenta q.b.;

Preparação:

Comece por tostar no forno as fatias de pão regadas com um fio de azeite. Descasque a pera abacate, corte-a ao meio e retire o caroço. Coloque numa taça, tempere com sal e pimenta a gosto e adicione umas gotas de lima. Desfaça a pera com um garfo até ficar uma pasta e divida pelas fatias de pão. Disponha por cima o queijo. Se gostar, pode também adicionar umas rodelas de tomate ou, até mesmo, um ovo escalfado. Polvilhe com sal, pimenta, orégãos e um fio de azeite.

Sugiro-lhe um sumo de laranja refrescante para acompanhar!

Jantar

As pizzas são um ícone indiscutível de popularidade na cozinha italiana. E, por este motivo, para um jantar saborosíssimo trago-vos uma pizza com um molho de tomate caseiro. A tradição gastronómica italiana é detentora de deliciosos e tradicionais molhos de tomate. Muitas vezes, a simplicidade da pizza pode ser o seu segredo. Mas há sempre variações possíveis sem estragar o gosto original. 

Fotografia cedida por Madalena Abrantes

Pizza

Ingredientes: 

– 1 cebola;

– 1 dente de alho;

– azeite q.b.;

– sal, pimenta, alho em pó, orégãos q.b.;

– vinho branco q.b.;

– 3 tomates;

– 4 colheres de sopa de polpa de tomate;

– 1 base de massa de pizza;

– 250 g de queijo ralado;

– ingredientes para o recheio da pizza (exemplos: alcaparras, frango e fiambre);

Preparação:

Comece pelo molho de tomate. Coloque num tacho um fio de azeite e pique a cebola e o dente de alho para dentro do mesmo. Deixe alourar durante cinco minutos. Adicione o sal, os orégãos, a pimenta e o alho em pó. De seguida, triture dois dos tomates com uma varinha mágica e junte ao refogado. Acrescente as colheres de polpa de tomate e o vinho branco. Por fim, corte o último tomate aos quadradinhos e junte ao preparado. Deixe refogar durante dez minutos. 

Desenrole a massa da pizza e preencha a mesma com o molho de tomate. Coloque um pouco de queijo ralado. Adicione os ingredientes de que mais gostar e cubra a pizza com o restante queijo. Polvilhe com orégãos e leve ao forno por 15 minutos. 

Fotografia cedida por Madalena Abrantes

Termine a refeição com uma sobremesa igualmente saborosa e prática – Panna cotta. 

Panna cotta

Ingredientes:

– 4 folhas de gelat

ina;

– 70 g de açúcar;

– 3 dl de natas;

– 3 dl de leite;

– essência de baunilha q.b.;

– óleo para pincelar;

– 100 g de morangos;

– 50 g de frutos vermelhos;

– + 20 g de açúcar;

Preparação: 

Comece por colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Num tacho coloque as natas, o leite, os 70 g de açúcar e umas gotas de essência de baunilha. Leve ao lume, mexendo de vez em quando até começar a ferver. Desligue o lume, junte a gelatina escorrida e mexa muito bem até dissolver. Pincele as formas com óleo e divida o preparado pelas mesmas. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até solidificar. 

Para a cobertura, lave bem os morangos e os frutos vermelhos e coloque-os num tacho. Adicione o restante açúcar e duas colheres de sopa de água. Leve ao lume e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos. Por fim, triture o preparado com uma varinha mágica e deixe arrefecer. Na altura de servir, desenforme cuidadosamente as panna cottas e decore com a compota de frutos vermelhos e uns morangos cortados às rodelas. 

Bom apetite!

Muito apreciada a nível global, sendo o nosso país um bom exemplo da sua notável aceitação internacional, a culinária italiana tem nas massas e nas pizzas dois ícones de popularidade indiscutível. O êxito desta saborosíssima culinária deve-se a vários fatores, como a preferência por produtos frescos e a simplicidade de confeção, o que resulta em pratos que deixam perceber o sabor único de cada ingrediente. 

Todos os meses, com os meus artigos, deixe o seu paladar viajar pelo mundo!

Imagem de capa: Imagem de JodieDonahoo retirada do Pixabay

Artigo revisto por Adriana Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *