Literatura

Livro da Semana: 1984

Esta semana, a ESCS MAGAZINE recomenda a leitura de um dos maiores clássicos da literatura mundial. Publicado em 1949, o romance de George Orwell é o retrato do ano que dá nome à obra: uma previsão distópica do futuro, marcado por um sistema político altamente repressivo.

Winston Smith trabalha no Ministério da Verdade (um nome que deixa antever muito do que o livro propõe), e é o protagonista da obra. O mundo está dividido apenas em três mega-potências: a Eurásia, a Lestásia e a Oceânia, onde vive Smith. E o Grande Irmão gere o destino da Oceânia, que vive sob um regime totalitário de terror.

A história é, para além de um grande tratado político, uma enorme ajuda para compreender a importância da comunicação no pensamento humano – a novilíngua, língua criada pelo Grande Irmão para o regime, tinha como objectivo reduzir as formas de expressar pensamentos contrários ao poder instituído.

De leitura obrigatória para entender o mundo em que vivemos (e aquele em que gradualmente o estamos a transformar), 1984 é uma obra que merece a vossa atenção esta semana.

Boas leituras!

Livro da Semana - João Francisco Gomes - 1984 - Literatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *