Literatura

Livro da Semana: Um livro para desenhar a cara de segunda-feira

1

E se te disséssemos que podes ser a personagem principal de um livro? Melhor: e se te disséssemos que, para além de seres a personagem principal de um livro, podes ser tu próprio a decidir o que escrever nesse livro? Com o “Livro (de actividades) para massajar a imaginação” tudo isto já é possível.

A ideia foi de Catarina Gomes. A designer de 31 anos decidiu aliar a ilustração à escrita para criar aquilo que é, para si, uma forma de dar a oportunidade aos leitores de registarem a sua história, olharem para dentro de si próprios e, passados uns anos, poderem voltar a ler o que escreveram. É, por isso, um livro muito introspectivo.

2

Mas, afinal, como é que isto funciona? O leitor é convidado a seguir uma lista de actividades muito variadas, que o levam a reflectir sobre aquilo que já foi, já fez ou quer ainda ser e fazer. Desde contar o nosso ritual de domingo, como se de um story board se tratasse, a explicar que traços físicos e psicológicos herdámos da nossa mãe e do nosso pai, tudo é possível. E podemos sempre concretizar estas actividades através de palavras ou desenhos — aqui o que conta realmente é a imaginação.

Esta é uma excelente forma de fugir à rotina e fazer alguma coisa de diferente no nosso dia-a-dia. Está na altura de deixar na estante o romance que andamos a ler há semanas e pegar nas canetas e marcadores para desenhar a nossa cara de segunda-feira — para muitos aquele que é o pior dia da semana — no livro que já venceu o prémio internacional Art Books Wanted.

3

Imagens retirados do Site P3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *