Malta. Novo primeiro-ministro é eleito, após demissão de Joseph Muscat, alegadamente envolvido em assassinato de jornalista

Robert Abela é o novo primeiro-ministro de Malta. O advogado, e também novo líder do Partido Trabalhista, sucede a Joseph Muscat, que, alegadamente, esteve envolvido no assassinato de uma jornalista, em 2017. Daphne Caruana Galiza investigava Muscat e os seus assessores à data da sua morte.

Fonte: AFP via Getty Images

O advogado Robert Abela venceu as eleições para a liderança do Partido Trabalhista, e consequentemente, tornou-se líder do executivo de Malta. Abela sucede a Joseph Muscat, que se demitiu em dezembro de 2019, por alegado envolvimento na morte da jornalista Daphne Caruana Galiza.

Durante a sua campanha, Robert Abela garantiu que ia dar continuidade ao governo de Muscat, e nunca fez referência ao caso de Caruana Galiza.

Segundo o The Guardian, a Comissão Europeia pediu, na altura da demissão do ex-primeiro-ministro, que Malta tomasse medidas rápidas para evitar a “interferência política na investigação criminal”. O comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, numa carta enviada ao ministro da Justiça maltês, salientou o quanto este caso revelou os problemas políticos e jurídicos no país.

Daphne Caruana Galiza morreu a 16 de outubro de 2017,  após uma bomba, colocada no seu carro, ter explodido. A jornalista participou na investigação conhecida como “Panama Papers”, e dedicava-se a denunciar líderes políticos no seu blogue.

Na altura da sua morte, Caruana Galiza encontrava-se a investigar Joseph Muscat e os seus assessores. A própria já tinha revelado estar a ser alvo de ameaças de morte. Muscat negou qualquer envolvimento na situação. Três homens são acusados do assassinato de Caruana Galiza e aguardam julgamento.

Malta encontra-se no 77º lugar de 179 países na lista da organização Repórteres Sem Fronteiras sobre liberdade de imprensa.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *