Map of The Soul: Persona: novo álbum dedicado aos fãs

Os BTS estão de volta com o seu novo álbum, Map of the Soul: Persona que conta com colaboração da cantora Halsey na música título “Boy With Luv” e do cantor Ed Sheeran na música “Make It Right”.

BTS é um acronimo “Bangtan Sonyeondan” (방탄 소년단), que se traduz para “rapazes à prova de balas”.  O grupo, composto por 7 membros, RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, foi formado pela empresa de entretenimento Big Hit em 2013.

Nas suas músicas, os BTS mencionam a saúde mental, o amor próprio e também as críticas sociais. No entanto, Map of Soul: Persona é, desta vez, um álbum dedicado aos fãs, apelidadas de ARMY.

“Boy With Luv” é uma referência da música de 2014 “Boy in Luv”, na qual se centra no amor jovem. Passados 5 anos, os membros do grupo cresceram e com a “Boy With Luv” expressam como perceberam que o amor vem das pequenas coisas.

“Mikrokosmo” é uma das músicas favoritas dos fãs. RM, membro do grupo, revelou que enquanto escrevia esta música imaginava que os seres humanos eram seres transparentes com constelações e donos dos seus próprios planetas .

No dia a seguir ao lançamento do álbum, os BTS tiveram a sua primeira atuação no Saturday Night Live. A performance consistiu na atuação de duas músicas, a “Mic Drop” (música de um dos seus álbuns anteriores) e a “Boy With Luv”. Esta atuação ganhou bastante atenção nas redes sociais não só da parte das suas fãs, as ARMYS, mas também de todos os que assistiram.

Ao longo dos anos, os BTS têm vindo a ganhar cada vez mais sucesso. Em 2017, ganharam o prémio dos Billboard Music Award, Best Social Artist, sendo os primeiros artistas coreanos a atingir tal feito. Em 2018, discursaram nas Nações Unidas por seis minutos durante a cerimónia de lançamento da parceria Unicef Generation Unlimited. Em fevereiro deste ano, os BTS foram, pela primeira vez, apresentar um prémio nos Grammys, onde deram o troféu de melhor álbum de R&B a H.E.R.

Mas estes sete rapazes continuam a quebrar recordes: o videoclipe da “Boy with Luv” bateu o recorde do vídeo mais visto em 24 horas com 78 milhões visualizações no YouTube.

Map of The Soul: Persona ficou em primeiro lugar nos charts de álbuns de Inglaterra e entrou também para primeiro lugar no top 200 da Billboard. Estes rapazes foram o primeiro grupo desde os Beatles a ter três álbuns no número 1 na Billboard em menos de um ano.

Este pequeno grupo de sete rapazes da Coreia do Sul, que apenas sonhavam em cantar e dançar, são agora chamados Príncipes do Pop, título que lhes foi atribuído pela revista TIME.

Os BTS regressão este ano com a tour  mundial “Speak yourself”. Portugal não faz parte desta tour, pois na Europa passaram apenas por França e Inglaterra.

Artigo revisto por Catarina Gramaço


Artigos recentes

A arte para além de uma moldura

A exposição “Genius or Vandal – an unauthorized show” chegou a Portugal no dia 14 de junho à Cordoaria Nacional, em Lisboa, onde estará aberta

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *