Atualidade,  Informação

Marcelo encontra-se com Fidel Castro em visita inédita a Cuba

O Presidente da República realizará uma visita inédita ao país da América Central entre quarta e quinta-feira. Entre inaugurações, conferências e jantares, Marcelo poderá encontrar-se com Fidel Castro, antigo líder cubano.

O convite partiu do Presidente cubano, Raúl Castro, e Marcelo Rebelo de Sousa aceitou: o Presidente da República visitará Cuba entre quarta e quinta-feira (26 e 27 de outubro), aproveitando assim para potenciar a sua deslocação à América, para a Cimeira Ibero-Americana, que se realizará em Cartagena de Indias, na Colômbia, entre os dias 28 e 29 de outubro.
Marcelo terá uma agenda extremamente exigente durante os dois dias de estadia em Cuba – chega ao país americano terça-feira à noite e parte depois para a Colômbia na quinta-feira –, começando as atividades apenas na quarta-feira de manhã.
Entre essas atividades – de forte cariz cultural, institucional e político –, destacam-se a presença no encerramento do Fórum Empresarial Bilateral Portugal-Cuba, organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), um jantar oficial com Raúl Castro, Presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros de Cuba, ou a inauguração de uma biblioteca de língua portuguesa, a Biblioteca Eça de Queirós.
Ainda assim, o ponto alto desta visita deverá ser o encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com o carismático ex-líder cubano Fidel Castro. O encontro ainda não foi confirmado – dado o débil estado de saúde do histórico dirigente –, mas caso aconteça, será na quarta-feira à tarde.
Atualmente, Cuba atravessa um processo de abertura económica gradual, tanto, que recentemente retomou relações diplomáticas com os Estados Unidos da América, 54 anos depois de as mesmas serem encerradas.
A última visita institucional de um Presidente da República português a Cuba foi feita em 1999, por Jorge Sampaio, mas a mesma aconteceu em virtude da Cimeira Ibero-Americana, e não com um caráter de visita de Estado oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *