Atualidade

Mário Soares internado “sob intensa vigilância médica”

Foi esta madrugada que Mário Soares deu entrada na unidade hospitalar da Cruz Vermelha, em Lisboa, em situação grave. O porta-voz do hospital mantém um “prognóstico reservado”.

O antigo presidente foi sujeito a “exames de avaliação de vários órgãos e funções” e, desde o seu internamento, o estado clínico não sofreu alteração ou agravamento.
Mário Soares, de 92 anos, esteve internado no Hospital da Luz, em 2013, devido a uma encefalite. Familiares afirmam que, desde então, a sua saúde se tem vindo a debilitar, especialmente depois da morte da mulher, Maria Barroso, em julho do ano passado.
O antigo chefe de Estado e Governo encontra-se inconsciente nos cuidados intensivos e não são esperadas alterações na sua situação clínica nas próximas horas.
Marcelo Rebelo de Sousa visitou o seu antecessor após ter aterrado em Lisboa, regressando de Nova Iorque, onde assistiu ao juramento de António Guterres como secretário-geral da ONU: “Eu acho que todos os portugueses acompanham, não direi com preocupação, mas com carinho – com o carinho que sempre tiveram – sempre o que se passa com os presidentes que marcaram a nossa democracia. E, portanto, sempre desejando que haja a recuperação e haja as melhoras de saúde, que é aquilo que corresponde ao que nós pensamos relativamente às pessoas que nos são caras e que nos são queridas”.
A última aparição pública de Mário Soares aconteceu a 23 de julho, na comemoração dos quarenta anos da tomada de posse do I Governo Constitucional, onde seria visível o seu estado debilitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *