Melanie Martinez
Ficou conhecida na terceira edição do The Voice US, deu voz aos trailers de American Horror Story: Freak Show e lançou este ano o seu álbum de estreia, Cry Baby. Melanie Martinez, nova-iorquina de 20 anos, é um dos bebés da pop que nos mostra umas composições maduras e uma sonoridade candy com um toque de assustador.
Começou a escrever músicas aos 14 anos e diz a mesma que o seu álbum Cry Baby é “um livro de histórias sobre uma criança para adultos”. Para o processo criativo do álbum, experimentou várias vezes sons de brinquedos, presentes na grande maioria das músicas, e revisitou filmes de Tim Burton (notável na enérgica “
O EP anterior ao álbum, Dollhouse¸ já nos dava um cheirinho da criatividade de Martinez. Tem como principais inspirações Regina Spektor e Lana del Rey e compõe as suas músicas trazendo ritmos ligados ao hip-hop e ao trap, jogando-os com sons que liga à sua infância, como carrosséis, caixas de música e brinquedos. É essa mistura que dá a Martinez o seu género peculiar dentro da música pop, desviando-se dos sons e temas genéricos, com músicas dark.
Não só lírica e musicalmente Martinez se destaca: o seu estilo é irreverente. O seu cabelo “a la” Cruella de Vil e os seus vestidos sempre ligados à infância tornam-na reconhecível ao longe – bonecas, meias grandes, cores por todo o lado.
Apresentamos aqui Pity Party, o primeiro single de Cry Baby. Para o refrão, Martinez utiliza um potente verso de “It’s My Party” (1965) de Lesley Gore. Esta é a festa onde todos choram.