NASA descobre novo planeta

A NASA descobriu um novo planeta, através do satélite TESS, na chamada zona habitável.

Fonte: NASA’S GODDARD SPACE FLIGHT CENTER

O novo planeta descoberto pela NASA é do tamanho da Terra e orbita uma estrela anã com cerca de 40% da massa e tamanho do Sol. Juntamente com esta nova descoberta, estavam mais dois planetas a orbitar a estrela TOI 700. Um dos três planetas, denominado TOI 700 D, está na chamada zona habitável.

A distância a que este planeta se encontra da estrela deixa em aberto a possibilidade de existir água. São 100 anos de luz que separam a Terra do novo planeta, o que é considerado relativamente perto, segundo a agência espacial norte-americana.  

O satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), criado com o objetivo específico de encontrar planetas próximos de tamanho similar ao da Terra, fez assim a sua primeira descoberta. A confirmação, por sua vez, veio do telescópio Spitzer. Este não é o primeiro planeta encontrado com características semelhantes às da Terra.

O novo planeta TOI 700 D é maior que a Terra em 20% e demora 37 dias a completar uma órbita. Segundo as previsões da NASA, baseadas nos dados existentes sobre o tamanho e tipo de estrela, o planeta é coberto por oceanos e possui “uma atmosfera densa dominada por dióxido de carbono, semelhante à aparência de Marte quando jovem.” Tal como a lua, o planeta também tem uma “face oculta” devido à rotação síncrona com a estrela. Este lado está, segundo as suposições dos cientistas, coberto de nuvens. O restante do planeta recebe o correspondente a 86% da energia que a Terra recebe do Sol.

As investigações sobre este novo planeta vão continuar e espera-se confirmar as previsões que os cientistas da NASA fizeram acerca do planeta.

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *