Atualidade

Nico Rosberg sagra-se campeão mundial de Fórmula 1

O piloto da Mercedes viu o seu colega de equipa, Lewis Hamilton, ganhar a prova em Abu Dhabi, mas o segundo lugar de Rosberg foi suficiente.

O piloto alemão alcançou o seu primeiro título de campeão mundial de Fórmula 1 ao terminar o circuito de Abu Dhabi em segundo lugar, concluindo a temporada com 385 pontos, apenas cinco a mais do que o britânico, Lewis Hamilton, que venceu esta prova.

Todavia, Rosberg não foi o primeiro de seu nome a vencer o campeonato do mundo. Há 34 anos, o seu pai, Keke Rosberg, alcançou o mesmo feito e tornam-se hoje a segunda família a consegui-lo. A primeira ocorrência data de 1996, quando Damon Hill, filho do bicampeão Graham Hill (1962 e 1968), conquistou o circuito.

hamilton-e-nico

Problemas de equipa
A vitória não ocorreu sem problemas no “paraíso”: Hamilton, colega de equipa do atual campeão, na Mercedes, tentou que Rosberg não acabasse a prova nos três primeiros, impedindo desta forma o seu triunfo.

Nas voltas finais, Hamilton, que se encontrava na frente da corrida, abrandou propositadamente e contra as indicações da Mercedes, com o objetivo de diminuir o ritmo e permitir que Vettel e Verstappen apanhassem Rosberg.

Ocorreram inclusive algumas discussões na rádio da Mercedes, tendo sido necessária a intervenção de Paddy Lowe, diretor técnico, que raramente intervém, que disse a Hamilton: “Lewis, fala Paddy. Precisamos de que aceleres para ganhares a corrida”. Ao que o britânico respondeu: “Estou na liderança. E bastante confortável onde estou”.

“Com aqueles dois rapazes (Vettel e Verstappen) a aproximarem-se de mim, tenho de admitir que o fim da corrida não foi o mais agradável”, afirmou o piloto alemão.

Mas as suas táticas não foram suficientes e Rosberg acabou em segundo lugar e conquistou, uma década depois de iniciar a carreira na Fórmula 1, o seu primeiro título de campeão mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *