Música

As nomeações à 66.ª edição dos GRAMMYs

A Recording Academy revelou as nomeações para a 66.ª cerimónia anual dos GRAMMYs no passado dia 10 de novembro, através de uma transmissão ao vivo. Foram contabilizados para as nomeações os projetos musicais lançados oficialmente entre 1 de outubro de 2021 e 15 de setembro de 2023.

O dia em que são anunciados os próximos possíveis vencedores da prestigiada cerimónia de prémios GRAMMYs é um dos dias mais importantes e aguardados do ano no mundo da música. A cerimónia, que teve a sua origem em 1959, é altamente prestigiada e homenageia todos os anos os artistas que mostraram uma maior excelência na indústria musical, sem ter em conta as vendas, streams ou fama dos seus projetos musicais. Na edição de 2023, foram nomeados e premiados nomes como Adele, Beyoncé, Doja Cat, Harry Styles, Kendrick Lamar e Taylor Swift.

Vencedores da edição de 2023 dos GRAMMYs. Fonte: Getty Images

As nomeações estão divididas em vários subconjuntos: o General Field (ou campo geral, em português) e um conjunto para cada género musical, como Pop & Dance/Música Eletrónica; Jazz, Pop Tradicional, Instrumental Contemporâneo & Teatro Musical e R&B, Rap & Poesia Falada. Os mais importantes troféus são atribuídos nas categorias do General Field: Gravação do Ano, Música do Ano, Álbum do Ano e Artista Revelação.

Foi neste ano que, pela primeira vez, a Recording Academy nomeou dez artistas para as “Grandes Quatro” categorias. No entanto, em 2024, apenas oito artistas estão nomeados. Foram também adicionadas três novas categorias à próxima edição: Melhor Álbum de Jazz Alternativo, Melhor Gravação de Pop Dance e Melhor Performance de Música Africana, somando agora 94 categorias no total; as categorias Produtor do Ano: Não-Clássico e Compositor do Ano: Não-Clássico passaram a fazer parte do General Field.

SZA foi a artista com mais nomeações aos GRAMMYs 2024. Fonte: Getty Images

Na edição de 2024, SZA é a artista com maior número de nomeações (nove). A intérprete do álbum SOS, que teve um grande impacto no fim de 2022 e durante todo o ano de 2023, é seguida por Phoebe Bridgers, vocalista do grupo Boygenius, a cantora a solo, Victoria Monét, e o produtor Serban Ghenea (sete), responsável pela coprodução dos trabalhos de Jon Batiste, Taylor Swift e Olivia Rodrigo.

Taylor Swift fez História, tornando-se a artista com mais nomeações na categoria Música do Ano (sete). Na categoria de Melhor Música Escrita para Mídia Visual, estão apenas nomeadas músicas pertencentes à banda sonora de Barbie – o filme mais rentável do ano de 2023 – excluindo Lift Me Up da autoria de Rihanna. Entre os intérpretes que passam a fazer parte dos nomeados pela primeira vez estão Troye Sivan, Tyla, Coco Jones, Ice Spice e Madison Beer.

Abaixo podem ser consultadas as principais nomeações à 66.ª edição dos GRAMMYs:

Gravação do Ano

Billie Eilish – What Was I Made For? [From the Motion Picture Barbie]

boygenius – Not Strong Enough

Jon Batiste – Worship

Miley Cyrus – Flowers

Olivia Rodrigo – vampire

SZA – Kill Bill

Taylor Swift – Anti-Hero

Victoria Monét – On My Mama

Álbum do Ano

boygenius – the record

Janelle Monáe – The Age of Pleasure

Jon Batiste – World Music Radio

Lana Del Rey – Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd

Miley Cyrus – Endless Summer Vacation

Olivia Rodrigo – GUTS

SZA – SOS

Taylor Swift – Midnights

Música do Ano

Billie Eilish – What Was I Made For? [From the Motion Picture Barbie]

Dua Lipa – Dance The Night (From Barbie the Album)

Jon Batiste – Butterfly 

Lana Del Rey – A&W

Miley Cyrus – Flowers

Olivia Rodrigo – vampire

SZA – Kill Bill

Taylor Swift – Anti-Hero

Artista Revelação

Coco Jones

Gracie Abrams

Fred Again..

Ice Spice

Jelly Roll

Noah Kahan

Victoria Monét

The War and Treaty

Produtor do Ano, Não-Clássico

Daniel Nigro

Dernst “D’Mile” Emile II

Hit-Boy

Jack Antonoff

Metro Boomin

Compositor do Ano, Não-Clássico

Edgar Barrera

Jessie Jo Dillon

Justin Tranter

Shane McAnally

Theron Thomas

As restantes nomeações podem ser consultadas no website oficial dos GRAMMYs.

Sabrina Carpenter, uma das artistas que não foi nomeada à 66.ª edição dos GRAMMYs. Fonte: Billboard

Os internautas e fãs de música, como é comum anualmente, comentaram ao vivo as nomeações nas redes sociais e, como já é frequente, não hesitaram em selecionar os seus snubs (boicotes, em português literal), ou seja, artistas ou projetos que consideram que mereciam ser nomeados, mas foram esquecidos ou propositadamente ignorados pela Recording Academy. Entre eles, foram referidos maioritariamente Rosalía, Reneé Rapp, Rina Sawayama, Sabrina Carpenter, Summer Walker, The 1975 e 5 Seconds of Summer.

A cerimónia terá lugar no dia 4 de fevereiro do próximo ano, na Crypto.com Arena, em Los Angeles. A passadeira vermelha, onde possivelmente passarão alguns dos nomes nomeados, terá início às 23 horas do dia 4 e a cerimónia será transmitida a partir da uma da madrugada de dia 5 (horário de Portugal Continental). No entanto, como é regular, segundo as informações divulgadas até ao momento, ambos os momentos não serão transmitidos ao vivo em Portugal.

Fonte da capa: Getty Images

Artigo revisto por Irina Figueiredo

AUTORIA

+ artigos

Duarte tem 20 anos e foi apenas no fim do primeiro ano no curso de Publicidade e Marketing na ESCS que decidiu que Jornalismo era o seu futuro. Desde sempre que a música foi a sua grande paixão, associando cada uma das memórias mais antigas com uma música diferente. Com um gosto especial por pop e pop alternativo, sonha um dia poder fazer parte da equipa de uma rádio.