Atualidade

Nova ponte entre Vila Nova de Gaia e o Porto

Os autarcas de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e do Porto, Rui Moreira, anunciaram na manhã desta quinta-feira a construção de uma nova ponte sobre o Douro. A nova ponte irá unir as margens de Oliveira do Douro, em Gaia, e a zona da Campanhã, no Porto.

A construção da sétima ponte sobre o Douro foi anunciada esta quinta-feira. Terá uma extensão de 250 metros e irá unir as margens de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, e a zona da Campanhã, no Porto.

A apresentação da nova travessia foi realizada por Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues que garantiram que o investimento será suportado na totalidade pelas duas autarquias. Eduardo Vítor Rodrigues afirma que “é uma obra dos dois municípios. Não dependemos de dinheiros externos e estamos a fazer todo um planeamento económico-financeiro para que esta obra seja verdadeiramente a obra da região”. A obra vai custar 12 milhões de euros e irá chamar-se António Francisco dos Santos em homenagem ao antigo Bispo do Porto que faleceu em setembro de 2017.

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, sublinha que é uma solução que vinha sendo no fundo exigida pelas condições e pelo facto de as duas cidades conviverem como apenas um centro histórico e, portanto, é necessário aliviar a sobrecarga que se faz sentir naquelas zonas.

Esta nova travessia vai ajudar a aliviar o tráfego entre as duas cidades, começando por diminuir o trânsito no tabuleiro inferior da ponte D. Luís I onde passam por dia 5.635 veículos e 11 mil pessoas a pé e atenuar a circulação da ponte D. Henrique e ainda da ponte do Freixo.

Residentes do Porto, quando questionados sobre a construção da nova ponte, afirmaram que “vai ser bom, tem sido um caos e uma nova ponte vai ajudar bastante”.

Ainda não há projeto e o concurso para apresentação vai ser aberto em breve, mas estima-se que esteja concluída em 2022. Na ponte vão poder circular automóveis, transportes públicos, bicicletas e peões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *