Novidades literárias de 2019

Não há dúvidas de que 2018 foi um ano de excelência para o mundo literário global. Neste mesmo ano, os amantes de literatura viram chegar às bancas livros como Sangue e Fogo- A História dos Reis Targaryen, de George R.R. Martin, O Tatuador de Auschwitz, de Heather Morris ou até A Morte do Comendador, de Haruki Murakami. Os maiores prémios literários do mundo de 2018 foram atribuídos a diversas personalidades, onde se destaca Andrew Sean Greer com a obra Less, que ganhou o prémio Pulitzer na categoria de Melhor Ficção. Ainda assim, 2019 promete não ficar para atrás e a lista de lançamentos literários para este ano está incrivelmente rica e variada. Deixamos-te agora algumas sugestões de livros que vão ser lançados nos próximos meses para te despertar a curiosidade:

A Mulher que Correu Atrás do Vento, de João Tordo

250x.jpg
Fonte: Wook
Créditos: Companhia das Letras

A Mulher que Correu Atrás do Vento tem data de publicação prevista para 19 de março de 2019 e segue a história de quatro mulheres – Lisbeth Lorentz, professora de piano; Beatriz, estudante universitária; Graça Boyard, que se tornou uma grande atriz após abandonar a sua filha ainda em criança e, por fim, Lia Boyard, uma terapeuta em Lisboa-, que, em diferentes pontos do mundo e ao longo de 100 anos de História, se unem através de uma força superior.

A obra aborda temas como a perda, a saudade e a amizade que vão certamente surpreender.

American Spy, de Lauren Wilkinson

am.jpg
Fonte: penguimrandomhouse
Créditos: Random House

Com data de publicação prevista para 12 de fevereiro de 2019, a ação de American Spy acontece em 1986, no coração da Guerra Fria e segue a história de Marie Mitchell, uma mulher negra muito inteligente que trabalha com o FBI. A sua profissão trouxe-lhe olhares suspeitos e os seus dias são passados junto a grandes quantidades de papéis burocráticos. Por esta razão, quando foi convidada a juntar-se a uma força especial com vista a enfraquecer Thomas Sankara, o então Presidente de Brukina Faso, não hesita em dizer que sim, por razões bastante diferentes do que seria de esperar.

Esta obra tem 3.87 estrelas no goodreads e segue dramas familiares, mistérios e um romance apaixonante.

The Nickel Boys, de Colson Whitehead

71yP-dPa0mL.jpg
Fonte: Amazon
Créditos: Doubleday

Com data de lançamento prevista para 3 de junho de 2019, The Nickel Boys acompanha a história de Elwood Curtis aquando do surgimento do movimento dos direitos civis em Frenchtown. Abandonado pelos pais, Curtis vê-se confrontado com uma realidade difícil quando entra na escola local, acabando por ser sentenciado a ir para um reformatório juvenil (The Nickel Academy), cujo objetivo é dar “treino moral, físico e intelectual” a fim de fazer com que os rapazes se tornem homens honestos e com honra. Contudo, apesar desta aparência, a academia esconde segredos e ações horríveis que afetam gravemente a vida dos jovens.

Baseado numa história verídica que teve lugar na Flórida durante mais de 100 anos, The Nickel Boys tem 4.68 estrelas no goodreads e promete ser uma das melhores obras literárias de 2019.

We Rule the Night, de Claire Eliza Bartlett

36527513.jpg
Fonte: Goodreads
Créditos: Little, Brown Books for Young Readers

Com a publicação prevista para 2 de abril de 2019, We Rule the Night conta a história de duas raparigas (Revna e Linné) que, em plena guerra, usam magia proibida para voar e lutar por si mesmas e pelo seu país. Apesar disto, são completamente o oposto uma da outra: após a partida do seu pai, Revna vive com medo de trazer problemas para a sua família e faz tudo o que pode para a proteger; já Linné é uma rapariga que desligou as emoções a fim de proteger o seu coração. Ainda que se odeiem, são forçadas a trabalhar juntas como pilota e navegadora lutando por um lugar na história.

Com uma média de 4.19 estrelas no goodreads, este é um dos livros mais aguardados do ano para os fãs de fantasia.

Romanov, de Nadine Brandes

40590407.jpg
Fonte: Goodreads
Créditos: Thomas Nelson

Romanov tem uma data de publicação prevista para 7 de maio de 2019 e conta a história de Anastacia Romanov, a quem foi dada uma missão: levar secretamente e ilegalmente um feitiço antigo na sua mala de viagem aquando da sua partida para a Sibéria. Aparentemente, esta é a única salvação para sua família que é perseguida pelo líder do exército bolchevique há muito tempo. Posto isto, as chances de sobrevivência de Anastacia são poucas e a mais pequena falha pode ditar um fim trágico para si e para a sua família.

O livro tem 3.98 estrelas no goodreads e promete surpreender os leitores.

The Path Made Clear: Discovering Your Life’s Direction and Purpose, de Oprah Winfrey  

dkj.jpg
Fonte: Amazon
Créditos: Flatiron Books

A obra tem uma data prevista de lançamento para dia 26 de março de 2019 e pretende ser um guia para ativar a visão que cada um tem sobre si mesmo, oferecendo bases para criar uma vida de sucesso e com um verdadeiro significado. Organizado ao longo de 10 capítulos, o livro pretende ajudar as pessoas a fazer um caminho de descobertas pessoais e selecionar o que realmente é preciso para atingir a felicidade pessoal. Para além disto, Oprah partilha as suas próprias lições e histórias pessoais a fim de ajudar o leitor a alcançar o melhor tipo de vida possível.

A obra tem 5 estrelas no goodreads e é um dos livros de autorreflexão mais esperados para este ano.

Se para além desta lista queres mais sugestões, deixamos agora alguns títulos que chegarão às bancas em 2019:

  • On The Come Up, de Angie Thomas
  • The Testaments, de Margaret Atwood
  • Black Leopard, Red Wolf (da trilogia Dark Star), de Marlon James
  • City Of Girls, de Elizabeth Gilbert
  • The Dreamers, de Karen Thompson Walker
  • No Armário do Vaticano, de Frédéric Martel
  • A Mesa Está Posta, de José Silva Melo
  • An Anoymous Girl, de Sarah Pekkanen
  • The Last Romantics, de Tara Conklin
  • My Lovely Wife, de Samantha Downing

Foto “thumbnail”:

Fonte: Thrive Global, retirado de: https://thriveglobal.com/stories/choosing-to-shine/

Créditos: Chnit Siri Kan Ti N Cheiynghim / EyeEm/ Getty Images

Artigo revisto por Ana Rita Curtinha


Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *