Desporto

O balanço da fase de grupos da Champions de Benfica, F.C. Porto e Sporting

SL Benfica

Os encarnados ficaram colocados no Grupo E da competição, juntamente com o gigante Bayern Munique, os espanhóis do FC Barcelona e ainda os campeões ucranianos do Dinamo Kiev. A tarefa não se avizinhava fácil, mas o atual estado de declínio do clube catalão deixou nos benfiquistas uma réstia de esperança.

Resultados:

Dínamo Kiev 0-0 SL Benfica

SL Benfica 3-0 Barcelona

SL Benfica 0-4 Bayern Munique

Bayern Munique 5-2 SL Benfica

Barcelona 0-0 SL Benfica

SL Benfica 2-0 Dinamo Kiev

A fase de grupos do Benfica fica marcada pela vitória contundente, na Luz, contra o Barcelona. A equipa de Jorge Jesus entrou no jogo praticamente a vencer e embalou para aquela que é, ainda, a melhor exibição da temporada.

Antes disso, os encarnados não se livraram de um grande susto na Ucrânia, logo na jornada inaugural da competição. O Dínamo até chegou a introduzir a bola na baliza de Vlachodimos para lá dos 90 minutos, mas o lance seria mais tarde anulado pelo VAR devido à existência de um fora de jogo.

Foi nos jogos contra o poderoso Bayern que as águias sentiram mais dificuldades. Na Luz, depois de 70 minutos de resistência encarnada, os alemães conseguiram marcar por intermédio de Leroy Sané. O Benfica sentiu o golo sofrido e até ao final sofreu mais três. Na Alemanha, os encarnados até conseguiram marcar por duas vezes, mas o rolo de compressor de Julian Nagelsmann não deu hipóteses e voltou a golear, agora por 5-2.

O apuramento ficou consumado na última jornada com uma vitória em casa perante o Dínamo Kiev, contando com ajuda do Bayern Munique, que derrotou o Barcelona na Alemanha por 3-0.

As águias terminaram a fase de grupos na 2.ª posição com oito pontos, fruto de duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcaram sete golos e sofreram nove.

Jogador em maior destaque: Darwin Núñez

Sporting CP

Os leões voltaram à Champions quatro anos depois e, partindo como cabeça-de-série no sorteio, cruzaram-se no Grupo C com Borussia Dortmund, Ajax e Besiktas.

Resultados:

Sporting CP 1-5 Ajax

Borussia Dortmund 1-0 Sporting CP

Besiktas 1-4 Sporting CP

Sporting CP 3-0 Besiktas

Sporting CP 3-1 Borussia Dortmund

Ajax 4-2 Sporting CP

A estreia desastrada da equipa de Rúben Amorim não deixou boas indicações para o futuro do Sporting na competição. No entanto, os leões souberam adaptar-se às circunstâncias e, apesar da derrota, mostraram logo outra cara no jogo seguinte (Borussia Dortmund – Sporting CP).

Nos duelos contra o Besiktas, os leões atropelaram o adversário, tanto em Istambul como em Lisboa. Foram sete golos marcados e apenas um sofrido em duas exibições de luxo da equipa verde e branca, colocando a nu todas as fraquezas do emblema turco.

O Sporting chegou à penúltima jornada a depender apenas de si para garantir o apuramento. Para isso, tinha de vencer o Dortmund, em Alvalade, por diferença de dois ou mais golos. Depois de um início de jogo complicado, os leões marcaram dois golos em nove minutos (30’ e 39’), ambos por intermédio de Pedro Gonçalves. Até ao final, Pedro Porro, na recarga a uma grande penalidade desperdiçada por Pote, fez o 3-0. O Dortmund acabaria ainda por reduzir fruto de um golo de Donyell Malen já para lá do tempo regulamentar. O Sporting consumou dessa forma o apuramento para os oitavos de final, rubricando uma das melhores exibições da temporada, até ao momento.

A equipa de Rúben Amorim somou nove pontos, resultantes de três vitórias e três derrotas. Marcou 14 golos e sofreu 12.

Jogador em maior destaque: Paulinho

FC Porto

A sorte não esteve do lado do FC Porto na hora do sorteio. Os dragões entraram no Grupo B (apelidado de “grupo da morte”), o mesmo de Liverpool, Milan e Atlético Madrid.

Resultados:

Atlético Madrid 0-0 FC Porto

FC Porto 1-5 Liverpool

FC Porto 1-0 Milan

Milan 1-1 FC Porto

Liverpool 2-0 FC Porto

FC Porto 1-3 Atlético Madrid

A tarefa era muito difícil, mas a equipa de Sérgio Conceição mostrou logo na primeira jornada que não seria fácil vencer o FC Porto. Empate a zeros no Wanda Metropolitano, num jogo marcado pelo golo anulado a Taremi.

Novo jogo no Dragão contra o Liverpool e nova goleada. Numa partida marcada pela ausência de Pepe e por muitos erros individuais, os azuis e brancos foram incapazes de serem competitivos perante a equipa de Klopp.

Frente aos italianos do Milan, os dragões mostraram ser superiores e em dois jogos arrecadaram quatro pontos, garantindo-lhes a segunda posição no grupo.

Depois da derrota em Liverpool, o FC Porto chegou à última jornada na segunda posição e a depender apenas de si para passar à próxima fase, mas as muitas oportunidades de golo desperdiçadas pela equipa de Sérgio Conceição não permitiram que isso fosse possível. A equipa de ‘El Cholo’ Simeone acabou mesmo por vencer por 3-1 e seguiu em frente na Champions.

Os dragões caíram com dignidade para a Liga Europa depois de contabilizarem cinco pontos, fruto de uma vitória, dois empates e três derrotas. Marcaram quatro golos e sofreram onze.

Jogador em maior destaque: Luis Díaz

Esta é apenas a segunda vez na História que Portugal coloca duas equipas nos oitavos de final da prova milionária. A última tinha sido em 2016/2017, na altura com Benfica e FC Porto.

Foto de capa: AS.com English

Artigo revisto por Miguel Tomás

AUTORIA

+ artigos