Música

Wrapped 2021: o melhor da música

Com 2021 a chegar ao fim, chegou a altura de recordar o melhor do ano que passou. Desde os artistas conhecidos até às novas estreias, todos têm lugar neste wrapped.

Como já é habitual, o Spotify divulgou a retrospetiva individual de cada utilizador e os géneros, artistas e hits nacionais e internacionais que mais marcaram o ano. 

2020 foi o ano em que o mundo deu uma volta de 360º e 2021 foi o ano em que nos habituámos a ver o mundo ao contrário; e é isso que o Spotify Wrapped quer celebrar: a ideia de que vivemos num mundo que nos está sempre a testar e o grande impacto que a música tem em nós. Deste modo, a aplicação decidiu ainda compartilhar vídeos exclusivos dos artistas cujas músicas mais tocaram nas tuas playlists a agradecerem todo o apoio.

Bad Bunny, Fonte: GI

A nível internacional, pelo segundo ano consecutivo, o artista mais ouvido foi Bad Bunny. Teve mais de 9,1 streams, sem ter lançado um único álbum em 2021. O top 3 é completado por Taylor Swift e pelos sul-coreanos BTS, que se destacaram com o single Butter. Drake e Justin Bieber ficam nos quarto e quinto lugares e ambos trouxeram a público, este ano, novos álbuns – Certified Lover Boy e Justice, respetivamente. 

Duas das cinco músicas mais ouvidas no mundo em 2021 são as de Olivia Rodrigo, Drivers License e Good 4 u, tendo esta ganhado o título de música do verão. Encontram-se também no pódio MONTERO (call me by your name), de Lil Nas X, e STAY, de The Kid LAROI e Justin Bieber. Por fim, em quinto lugar está Dua Lipa e DaBaby, com Levitating.  

No top 5 dos álbuns mais ouvidos no mundo, Olivia Rodrigo ganha novamente a coroa com o seu álbum de estreia, Sour. Dua Lipa está em segundo lugar, com Future Nostalgia, e Justin Bieber em terceiro, com Justice. Ambos os artistas vêm a Portugal. A cantora britânica irá atuar em junho de 2022, enquanto que o concerto do canadiano irá ser apenas em 2023.  Por fim, nos quarto e quinto lugares encontram-se os álbuns de Ed Sheeran, =, e de Doja Cat, Planet Her.

Drake, Fonte: JovemPan

O consumo em Portugal não difere muito do consumo do resto do mundo. Segundo a plataforma, a nível nacional, o rapper Drake é o artista mais ouvido, sendo também eleito “artista da década” pela Billboard. O top 5 fica completo com The Weekend, Justin Bieber, Billie Eilish e Travis Scott. 

Relativamente aos álbuns mais ouvidos pelos portugueses, Sour, da jovem sensação de 18 anos, Olivia Rodrigo, ocupa a primeira posição. Este é seguido de Future Nostalgia, de Dua Lipa, e de Shoot For the Stars Aim For The Moon, de Pop Smoke. É ainda importante destacar que em quarto lugar está o único álbum português: Ngana Zambi, dos Wet Bed Gang. Entre os temas mais ouvidos em Portugal e como música do ano, está MONTERO (call me by your name), de Lil Nas X, seguido de Drivers License, de Olivia Rodrigo. Em terceiro e quarto lugares, está Disco Arranhado – funk remix, de Malu, e Bipolar, de Mc Davi, respetivamente.  A única música de um artista português está na quinta posição e é a Borboletas, de Gama WNTD. 

 Wet Bed Gang: Gson, Kroa, Zizzy, Zara G. Fonte: NIT 

No que diz respeito a artistas portugueses, destacam-se os Wet Bed Gang, que quebraram um recorde do álbum português com mais streams no período de uma semana: mais de 1,5 milhões em sete dias, tornando-se numa das principais referências do hip hop português. O ranking fica completo com Julinho Ksd, Bispo, Plutónio e Slow J.

Para além de músicas, álbuns e artistas, o wrapped ainda celebra momentos. Um deles é o início da vacinação. Por mais incrível que pareça, foram registadas mais de 42 milhões de streams de playlists relacionados com essa ocasião, que incluem músicas como Hit Me With Your Best Shot, de Pat Benatar, ou The Cure, de Lady Gaga. 

É também no wrapped que podes descobrir a tua aura musical – que tanto pode ser melancólica e eufórica; melancólica e calma; ou outras hipóteses. 

Uma coisa é certa: de 2022 podemos esperar um ano recheado de novos álbuns para encher os nossos ouvidos. Kid Cudi, Charlie XCX, Rosalía e Artic Monkeys são alguns dos nomes que planeiam fazê-lo.

Fonte de capa: Spotify

Artigo revisto por Andreia Custódio

AUTORIA

+ artigos

A Mariana, estudante de jornalismo, nunca pensou que a sua vida iria tomar este rumo. Mas, recentemente, descobriu a sua paixão pela escrita e pela comunicação. Aventurou-se na escs magazine para sair da sua zona de conforto e atingir todos os seus objetivos. Curiosa e observadora acredita que este é o lugar certo para ela!