Os dramas e romances de uma época de transformação
Quem não gosta de se sentar no sofá, debaixo de uma manta aconchegante e acompanhado de uma bebida quente, enquanto vê uma representação bastante dramatizada e romantizada dos séculos XVIII ou XIX?
Para quem não conhece este conceito, sugiro experimentá-lo numa tarde chuvosa de domingo, ou mesmo ensolarada, a assistir a uma das seguintes sugestões de séries/filmes de época.
The Buccaneers (2023)
A Apple TV apresenta-nos uma nova adaptação do romance criado, mas inacabado, da escritora norte-americana Edith Wharton. Esta série conta-nos a história de cinco jovens americanas, filhas de novos-ricos, que procuram encontrar o seu match com os aristocratas britânicos que, apesar de falidos, possuem títulos importantes e vistosos. Vindas de uma realidade americana caracterizada pela exuberância, pelo caos e pela despreocupação, as cinco beldades prometem escandalizar a realidade e as mentes de um país conhecido pela etiqueta e tranquilidade.
Anne With An E (2017)
Baseada na obra Anne of Green Gables de L. M. Montgomery, a Netflix dá-nos a conhecer Anne, uma órfã que foi acolhida pelos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert na sua pacata aldeia, Avonlea. Apesar das atrocidades que já passou, Anne é uma criança de carácter forte, imaginativa, positiva e faladora, o oposto daquilo que Marilla e Matthew procuravam inicialmente, visto que pretendiam adotar um rapazinho quieto que pudesse trabalhar na quinta. Ao longo da série, vemos as dificuldades que passou para se integrar e adaptar a Avonlea, uma aldeia bastante pequena para a personalidade de Anne, assim como as suas novas amizades e descobertas.
Little Women (2019)
Esta versão e adaptação mais recente da obra Little Women de Louisa May Alcott conta com uma realizadora, Greta Gerwig, e um elenco de renome. Atores como Saoirse Ronan, Timothée Chalamet, Emma Watson, Meryl Streep, Florence Pugh, Eliza Scanlen, entre outros, dão vida à história das quatro irmãs March e da sua transição de jovens a adultas, todas com os seus percursos distintos, mas sempre com o mesmo amor e carinho umas pelas outras.
Emma. (2020)
Neste filme de carácter satírico, Anya Taylor-Joy interpreta Emma, uma jovem bonita, inteligente e rica, que passa por aventuras e desamores capazes de provocar o riso a qualquer espectador, até conseguir encontrar o seu amor verdadeiro.
Fonte da capa: Oprah Daily
Artigo revisto por Margarida Pedro
AUTORIA
A Marta está no seu primeiro ano de licenciatura em jornalismo e viu na ESCS Magazine uma oportunidade para estender o seu gosto pela escrita, especialmente em temas como música e cinema e televisão já que é uma grande entusiasta da cultura pop e passa grande parte do seu tempo de fones ou agarrada ao computador a assistir sitcoms ou a period dramas.