“The One Where We Lost a Friend”
Para muitos, ligar a televisão no canal da Fox Comedy ou aceder a uma plataforma de streaming e deparar-se com a série Friends a ser transmitida pode ser algo bastante doloroso. A verdade é que a notícia da morte do ator e escritor Matthew Perry não foi algo indiferente a ninguém. Todos, ou pelo menos a maior parte das pessoas, sabiam quem Matthew era, em parte, pela sua performance numa das sitcoms mais famosas de sempre: Friends, uma das séries mais revolucionárias dos anos 90 e início dos anos 2000.
Chandler Bing, personagem interpretada por Perry, sempre foi caracterizado pelo seu sentido de humor baseado no sarcasmo e pelos seus fracassos e conquistas amorosas, especialmente com Monica Geller, uma das outras personagens principais. A sua personagem sempre foi bastante acarinhada pelo público por proporcionar cenas bastante cómicas, ao longo da série.
Para além do seu trabalho como ator, Matthew Perry ingressou na escrita com a sua autobiografia Friends, Lovers and the Big Terrible Thing. Neste livro, Matthew partilha a sua vida em torno das suas amizades, amores e momentos mais sombrios. O livro acaba por demonstrar as inúmeras semelhanças entre Perry e Chandler, ao relatar as suas experiências num tom sincero e engraçado.
Dias depois de se saber da terrível notícia, um aglomerado de pessoas juntou-se para prestar a sua homenagem em Nova Iorque, deixando as suas cartas e ramos de flores perto do local utilizado para representar o prédio onde as personagens viviam.
Como grande fã da série que sou, acordar no dia 29 de outubro e ver esta notícia deixou-me completamente devastada e desolada. Nesse dia, em qualquer rede social que acedesse, existia pelo menos uma publicação de alguém a fazer menção ou uma homenagem a Matthew Perry. Consegui perceber o quão impactante esta notícia foi e quão influente uma personagem de um programa com quase 30 anos foi e ainda é.
Apesar de todas as dificuldades que o ator possa ter passado ao longo da sua vida, o seu trabalho trouxe sorrisos e alegria a muitas pessoas e isso é algo de um enorme valor. O seu trabalho será sempre lembrado e acarinhado, não só pela sua personagem em Friends, mas também pelos seus outros papéis em filmes e programas.
Em nome de todos os fãs: obrigada, Matthew Perry. Descansa em paz.
Fonte da capa: SIC Notícias
Artigo revisto por Marta Sousa Mendes
AUTORIA
A Marta está no seu primeiro ano de licenciatura em jornalismo e viu na ESCS Magazine uma oportunidade para estender o seu gosto pela escrita, especialmente em temas como música e cinema e televisão já que é uma grande entusiasta da cultura pop e passa grande parte do seu tempo de fones ou agarrada ao computador a assistir sitcoms ou a period dramas.