Moda e Lifestyle

Outfits de Primavera que Atravessam Anos

A primavera está a chegar (aplausos de contentamento). Com a primavera chegam as temperaturas mais altas, os dias mais longos, as flores e… as alergias. Mas também chegam as roupas mais leves!

Como as modas são cíclicas, provavelmente já não podes ver à frente aquelas calças que compraste há dois anos. Mas e se em vez de todos os anos gastares balúrdios a comprar roupa nova, tivesses outfits intemporais que pudesses usar ano após ano com algumas peças épicas da estação? Se gostas da ideia, dá uma espreitadela nos outfits abaixo.

Vestidos Compridos 

Os vestidos compridos são um clássico. Existem em todas as modas. Estampados ou de cor única, são aquela aposta que podemos usar ano após ano e que também serve para o verão!

Fonte: Mango

Encontram-se facilmente em qualquer loja de roupa e conseguem dar-nos uma suavidade elegante e casual. Talvez pelo facto de os tecidos serem leves…

O cuidado a ter nestas peças de roupa é o corte: se for um vestido inteiro, vais poder usá-lo ano após ano, mas, se tiver um corte muito detalhado ou específico, vais fartar-te dele em pouco tempo.

Para completar, sugiro-te que uses sandálias. Podem ser mais trendy, como as amarelas que podem ver abaixo, ou podem ser daquelas sandálias que são transversais ao tempo, como as brancas.

Fonte: Mango
Fonte: Mango

Ou vestidos curtos…

Os vestidos curtos também são intemporais. A cor pode torná-los um bocadinho fora de moda, mas o padrão é muito mais traiçoeiro. No entanto, nunca vi os florais a serem completamente rejeitados. Por isso, se os juntarem a umas sandálias de salto, é muito provável que consigam um outfit intemporal e “fofinho”.

O vestido abaixo tem que se lhe diga por causa do padrão. Ou se gosta, ou não se gosta. Ou então gosta-se, mas não se usa – que é o meu caso. O padrão tem um aspeto vintage no seu sentido mais literal: podíamos imaginar as nossas bisavós a usar este padrão quando eram jovens, em plenos anos 20.

Fonte: Rouje

Com um vestido deste estilo, não consigo imaginar outro calçado que não mocassins ou mulles. Caso tenham frio, podem vestir um casaco por cima. O da imagem fica muito bem, mas confesso que é um bocado trendy

Fonte: Mango
Fonte: Mango

Ainda na onda das pernas à mostra

As saias de ganga são outra peça intemporal. Podem ser mais clássicas, de cor azul escura, ou… menos clássicas, mas ainda assim são usadas ao longo dos anos, como as brancas que podem ver abaixo. Na parte de cima, podem usar uma peça básica como uma t-shirt, uma blusa, uma camisa ou até um polo que também estão sempre na moda.

Pessoalmente, também gosto de ver casacos de malha mais compridos com mini-saias, pelo que aconselho. Se alguns cardigãs são mais trendy, como o que vão ver abaixo, há outros mais sóbrios que se podem usar em qualquer ano – e durante todo o ano. Ainda na onda dos casacos compridos com mini-saias – e porque na primavera também chove e faz frio -, podem sempre completar qualquer outfit com uma gabardina comprida (aka trench coat).

Fonte: Mango
Fonte: Mango
Fonte: Mango

E, claro, umas calcinhas

Caso queiram um outfit com calças, aconselho muito usá-las com uma camisa oversize. Eu sei que sou suspeita, porque adoro este tipo de camisas, mas a verdade é que são intemporais. Têm a capacidade de dar um ar casual e descontraído aos outfits, pelo que ficam muito equilibradas com umas sandálias ou sapatos de salto. Se por outro lado, quiserem manter o look mais confortável, os mocassins são uma excelente opção!

Fonte: Mango
Fonte: Mango

Ok, isto pode estar a ser confuso: comecei a falar de calças, já falei em camisas e agora estou a falar de sapatos. Portanto, a sugestão de combinação é: calças, camisa oversize e sandálias. Vão encontrar estes itens em qualquer loja de roupa – e, no caso das camisas, também no armário dos vossos namorados, pais, avôs, etc.

Fonte: Mango
Fonte: Mango
Fonte: Mango

Também intemporais – e lindas – são as calças verde tropa. Mais uma vez, podem ser conjugadas com as peças que quiserem: um top, uma blusa, uma camisa… Nos dias mais frios podem ainda acrescentar um casaco de malha e para os mais chuvosos uma gabardina. É tudo uma questão de imaginação!

Fonte: Mango
Fonte: Mango

Por último, as calças de ganga azuis são outra peça que nunca sai de moda: são clássicas. Mas só são clássicas se forem bem escolhidas. Se forem muito justas, vamo-nos fartar. Se forem boca de sino, vai haver uma altura em que não as vamos querer ver à frente (outra vez). Mas se forem retas (ou Mom Jeans, como a maioria das marcas lhes chama), podemos usar ano após ano. 

Juntamente com estas calças simples, fica bem uma blusa decotada. E o que é que também nunca desaparece das coleções primavera-verão? Bolas e pintas! Então, se pusermos bolinhas numa blusa decotada, ficamos com uma parte de cima linda e maravilhosa, como a que podem ver abaixo!

Fonte: Mango
Fonte: Mango
Fonte: Rouje

A moda é cíclica. Por isso, se comprarem uma peça trendy e quando passar de moda a guardarem, vão poder usá-la passados alguns anos. Se não forem vocês, vão ser as vossas filhas. Uma coisa vos garanto: vão ter uso.

Por outro lado, se quiserem optar por peças mais sóbrias, podem fazê-lo e ir conjugando com peças mais trendy. O truque para isto é pensar na compra de uma peça intemporal como um investimento. E esta, meus caros leitores, é a frase que se usa quando se precisa de uma justificação para comprarmos uma roupa cara.

Imagem de capa:  Pexels

Artigo revisto por Miguel Tomás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *