Passes voltam a baixar para abranger mais regiões

A região Oeste vai usufruir de passes mais baixos em 2020

Foto: Lusa

Depois da descida dos passes para 30 e 40 euros em abril deste ano, na área metropolitana de Lisboa, os transportes voltam a ficar mais baratos para quem é da região oeste. Os passageiros dos concelhos de Alenquer, Sobral do Monte Agraço, Torres Vedras e Arruda dos Vinhos vai passar a poder usufruir de todos os transportes públicos de Lisboa por 70 euros. Os restantes concelhos pertencentes à região Oeste, ou seja, Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, Cadaval e Lourinhã vão poder viajar até Lisboa por apenas 80 euros.

Segundo a agência Lusa, a Comunidade Intermunicipal do Oeste está a negociar com as empresas de transportes para que a medida possa ser implementada já a partir do dia 1 de janeiro de 2020. Pedro Folgado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, afirma que o objetivo é combater o sentimento de desigualdade sentido pelos cerca de 5000 utentes da região Oeste que todos os dias se dirigem a Lisboa: “Achamos injusto o facto de as pessoas que estão na fronteira com a Área Metropolitana de Lisboa não terem um passe a 40 euros e queremos minimizar essa diferença. Por outro lado, queremos dar maior comodidade às pessoas“.

As Câmaras Municipais envolvidas juntamente com a OesteCim adicionaram cerca de 1,6 milhões de euros ao Plano de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PARTT) para reduzir o valor dos passes inter-regionais. Em abril de 2019, os passes para os utentes de Arruda dos Vinhos baixaram para 97 euros, enquanto que para os de Alenquer e Sobral de Monte Agraço baixaram para os 112 euros e para 116 euros em Torres Vedras.

Artigo revisto por Ana Rita Sebastião

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *