Artes Visuais e Performativas

Pé D’Orelha – Conversas entre Bordalo e Querubim

Numa simples “casa portuguesa”, datada de 1913, escondida no meio de Lisboa, encontramos o Museu Bordalo Pinheiro. Neste museu podemos encontrar as mais emblemáticas obras do artista português, incluindo o Zé Povinho. 

Na sala de exposições temporárias está montada a exposição “Pé D’ Orelha – Conversas entre Bordalo e Querubim”. A exposição conta com obras de Querubim Lapa, um artista que nunca esteve em contacto com Rafael Bordalo Pinheiro, mas que apresenta diversas influências nas suas obras.

Vista do andar de cima da exposição. Fonte. Flávia Gomes

As obras dos artistas encontram-se misturadas, o que proporciona ao visitante uma sensação de semelhança entre os mesmos. A exposição está dividida em sete temáticas, começando nas heranças e terminando no erotismo, diversificando as obras entre peças de cerâmica e ilustrações. 

Apesar de ser um espaço pequeno com poucas peças dos dois ceramistas, é possível perceber como Querubim Lapa se inspirou em Bordalo Pinheiro. A maior parte das peças têm valor satírico, sendo que a maioria delas tem algum tipo de representação humana.

Copos para ovos – Querubim e Bordado. Fonte: Flávia Gomes

Um dos temas mais predominantes é a cozinha e os seus utensílios. A decoração também tem esse tema, principalmente a decoração de parede com a representação de diversos animais. Encontramos também uma maquete de uma das cozinhas que Querubim decorou numa casa do centro lisboeta.

A exposição abriu em novembro de 2019 e continuará no Museu Bordalo Pinheiro até fevereiro de 2021. Os preços dos bilhetes variam. Para a faixa etária entre os 18 e os 25 anos, o bilhete tem o custo de 1,50€ para não residentes do concelho de Lisboa e é gratuito para residentes. O bilhete dá acesso às exposições temporárias e às exposições permanentes do museu.

Decoração de parede com o tema “cozinha”. Fonte: Flávia Gomes

Artigo escrito por Flávia Gomes

Artigo revisto por Constança Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *