Atualidade,  Informação

Porque é que esta terça é uma superterça-feira?

Captura de ecrã 2016-03-2, às 01.12.14

Quando há eleições em Portugal, o dia de voto é ao domingo. Nos Estados Unidos da América é à terça-feira. As eleições presidenciais norte Americanas realizar-se-ão a 8 de novembro, mas, até lá, existe um longo percurso que os candidatos terão de percorrer. Superterça-feira, ou Super Tuesday, é o dia em que mais estados vão realizar eleições primárias; neste caso, tanto os candidatos republicanos como os democráticos realizam eleições primárias em 11 estados.

Minnesota, Vermont, Massachusetts, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Alabama, Texas, Oklahoma e Arkansas são os estados comuns onde se vai realizar o voto. Para os republicanos realizar-se-ão também votações no Alasca e um caucus em Wyoming, ou seja, uma assembleia popular onde primeiramente se reúnem os eleitores e só muito posteriormente se vota. Para os democráticos irão existir eleições no Colorado e no território Samoa Americana.

Como são feitas estas eleições primárias?

A votação não é direta. Na verdade, o eleitorado está a eleger delegados. O objetivo é que o candidato com quem mais se simpatiza acabe as eleições com um número de delegados superior aos dos adversários. Esses delegados, meses mais tarde, vão às convenções nacionais dos seus partidos expor as escolhas em nome dos eleitores que votaram nas primárias.

Em que ponto estão as primárias?

Esta superterça-feira é encarada como extremamente importante pois definirá os candidatos que permanecerão na corrida até à Casa Branca.

Captura de ecrã 2016-03-2, às 01.19.42 Captura de ecrã 2016-03-2, às 01.19.47

Por um lado, dos doze republicanos que eram candidatos inicialmente, mantêm-se em corrida menos de metade, cerca de cinco: Ted Cruz, Marco Rubio, Donald Trump, Ben Carson e John Kasich. As sondagens para esta grande noite de primárias dão grande vantagem a Trump, o multimilionário nova-iorquino que cria novas polémicas a cada discurso. Por outro lado, os democratas, que mantêm na frente a ex-primeira dama, Hillary Clinton, destacada do senador independente, Bernie Sanders.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *