Atualidade

Portugal no top 10 dos países com melhor desempenho climático

Portugal subiu sete posições no top dos países industrializados com melhor desempenho climático, o que coloca o país na oitava posição da lista. Esta informação foi divulgada no dia 16 de novembro, por parte da organização não-governamental de ambiente GermanWatch e da Rede Europeia de Ação Climática, na 22.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climatéricas, em Marraquexe.

Entre os 58 países analisados, Portugal ficou colocado, em teoria, no 11.º lugar. No entanto, após a decisão de não atribuir as primeiras três posições devido ao facto de não existir nenhum país merecedor do pódio, passou a encontrar-se, na prática, na oitava posição. No ano passado, Portugal encontrava-se inicialmente em 19.º lugar, tendo essa classificação sido atualizada, após consideração e revisão de alguns dados, para o 18.º lugar. Assim sendo, o país subiu sete lugares, o que o coloca na lista de países

Esta classificação, que faz uma distinção e comparação do desempenho dos países industrializados, no total responsáveis por mais de 90% das emissões de dióxido de carbono associadas à energia, procura “aumentar a pressão política e social, nomeadamente nos países que têm esquecido o trabalho nacional no que respeita às alterações climáticas”, segundo comunicado feito pela Zero (Associação Sistema Terrestre Sustentável).

Este índice de desempenho é realizado da seguinte forma: 80% da avaliação tem como base os indicadores de emissões do país, e os restantes 20% são o resultado de uma avaliação por parte de cerca de duzentos e oitenta peritos aos países analisados. O principal objetivo desta conferência é o de abordar o histórico Acordo de Paris, o primeiro grande acordo global para as emissões de dióxido de carbono.

França lidera o índice, pela primeira vez, encontrando-se na quarta posição. Seguem-se a Suécia e o Reino Unido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *